Estados Unidos — O novo presidente do Irã, Hasan Rouhani, desafiou ontem o governo de Israel a assinar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). O governo israelense não se pronunciou sobre o assunto. Rouhani fez o chamado durante um fórum sobre não-proliferação realizado horas antes do início de uma reunião na qual Irã, Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha empreenderiam o contato de mais alto nível em seis anos para discutir a retomada das negociações em torno do programa nuclear iraniano. Israel é o único país do Oriente Médio que não aderiu ao TNP, acordo assinado em 1979 com o objetivo de deter a proliferação de armas nucleares. Suspeita-se que Israel tenha dezenas de bombas atômicas, mas o país não desmente nem confirma a informação. Por não ser signatário do TNP, Israel não está sujeito a visitas de inspetores internacionais.

Remoção
Paquistão — Sobreviventes do terremoto que atingiu vilas remotas no Paquistão na última terça-feira estão vivendo em abrigos temporários enquanto aguardam socorro. Pessoas famintas procuram alimentos em meio aos escombros e a província mais pobre do país se debate com a escassez de medicamentos, hospitais ou qualquer outro tipo de ajuda. Áreas remotas e falta de infraestrutura dificultam a chegada de socorro. Chegar às vitimas é um desafio na região onde quase não existem estradas e onde o principal meio de transporte é o camelo.

Rejeição
Colômbia — Uma pesquisa divulgada ontem mostrou que 77% dos colombianos não concordam com uma nova eventual reeleição de Juan Manuel Santos para a presidência da Colômbia. O estudo realizado pela Ipsos-Napoleón Franco foi realizado a pedido da revista Semana, das emissoras de rádio e TV. Apenas 19% dos entrevistados disseram concordar que Santos governe o país por um segundo mandato. Entre os entrevistados, 67% manifestaram ter uma imagem negativa do mandatário.

Proximidade
Estados Unidos — Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) da ONU chegaram a um acordo em torno dos termos de uma resolução sobre o desmantelamento dos arsenais químicos da Síria e a proposta não prevê o uso imediato da força. O acordo não prevê uma ameaça imediata de ação militar. O texto deve indicar que uma nova resolução de ação militar será levada a votação somente se a Síria não cumprir o compromisso de entregar suas armas químicas.

Viúva Branca
França — A Interpol emitiu um mandado de busca e captura contra Samantha Lewthwaite, britânica foragida apelidada de Viúva Branca. O mandado foi expedido a pedido do governo do Quênia, onde Samantha é procurada desde 2011 para responder a acusações de porte de explosivos e conspiração para atacar uma estância turística. A britânica de 29 anos converteu-se ao islamismo e foi casada com Jermaine Lindsay, um dos militantes suicidas que em julho de 2005 atacaram o metrô de Londres.