Segundo a página do Facebook Todos Juntos Por João Rafael Kovalski o menino, que desapareceu em agosto de 2013, em Adrianópolis, no Paraná, teria sido visto na Holanda. A família da criança recebeu uma denúncia de um casal brasileiro-holandês estava em um vôo de São Paulo para Schipol, na Holanda, e viram dois homens – possivelmente um casal gay – junto com uma criança que se assemelhava muito com o menino.

Segundo o casal, a criança dormiu quase a viagem inteira e tinha uma expressão como se estivesse drogada. De acordo com o informante, o casal possivelmente permaneceu a bordo, após o desembarque em Schipol, talvez para outro país europeu.  

Outra denúncia anônima que chegou pelo Facebook diz que João Rafael teria sido visto em Valkenswaard, também na Holanda, em companhia de um casal gay. Outra dica veio de Eindhoven, no mesmo País, que teriam visto um menino muito parecido com Rafael.

João Rafael morava com a família em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele desapareceu quando brincava do lado de fora da casa no dia 24 de agosto de 2013.

A delegada-titular do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), Araci Carmen Costa Vargas, responsável pelo caso, disse que repassou as informações contidas na rede social para a Polícia Federal. As investigações sobre o desaparecimento do garoto continuam no Paraná. Ela afirmou que ainda recebe muitas informações sobre o sumiço de João Rafael. Quase cinco meses depois do desaparecimento do menino, ainda não existe um suspeito concreto, como disse a delegada.

A Polícia Federal (PF) informou que um alerta à Interpol já foi feito e que, inclusive, existe uma página no site da polícia internacional com dados sobre o João Rafael e o desaparecimento do garoto. Como a denúncia é de que o menino estaria em outro país, a Polícia Federal alegou não poder fazer nada.