Paulo Autuori
Paulo Autuori (Crédito: Geraldo Bubniak)

Paulo Autuori, 67 anos, está em negociação com o Coritiba para assumir o cargo de diretor-técnico. O clube ainda não confirma, mas pode anunciar a contratação nos próximos dias. A informação é da jornalista Nadja Mauad, do GE.

O diretor executivo de futebol do Coritiba, William Thomas, já trabalhou com Autuori em quatro clubes: Athletico Paranaense, Santos, Internacional e Atlético Nacional (Colômbia).

Além de acertar com um diretor-técnico, Thomas também procura um treinador, desde a demissão de Guto Ferreira, ocorrida no último fim de semana.

Autuori estava no Cruzeiro até abril. Saiu após Ronaldo Fenômeno vender a SAF para o empresário Pedro Lourenço.

No Coritiba, Autuori também vai reencontrar o auxiliar James Freitas, atual interino. Os dois trabalharam juntos no Athletico, em 2022. Na ocasisão, Freitas acabou demitido e, em seguida, Autuori pediu demissão.

Em 2023, o Coritiba chegou a tentar a contratação de Autuori.

História
Preparador-físico nos anos 70 e 80, Autuori começou a carreira de treinador em 1984, no Nacional, de Portugal. Voltou ao futebol brasileiro em 1995, quando conquistou o título do Brasileirão com o Botafogo. Também foi campeão da Libertadores (Cruzeiro 1997 e São Paulo 2005) e acumulou títulos por clubes do Peru e do Catar.

No seu último trabalho, na Colômbia, foi vice-campeão nacional e colocou a equipe nas oitavas de final da Libertadores. Somou 17 vitórias, 15 empates e seis derrotas no Atlético Nacional.

Nos biênios 2016-2017 e 2020-21, foi técnico e coordenador no Athletico Paranaense.