Começou nesta segunda-feira (27), com o registro dos 141 calouros de Medicina, as matrículas dos 4.641 alunos aprovados no último vestibular da Universidade Federal do Paraná. Mas o que é motivo de alegria para alguns para outros pode ser drama.

É que os 25 candidatos aprovados no vestibular para o curso de Jornalismo não poderão se matricular na instituição, que pede para que os candidatos esperem mais 15 dias por uma possível convocação para as matrículas.

Desde o início do mês, a UFPR negocia com o Ministério da Educação, mas ainda não conseguiu a revogação da medida cautelar que suspendeu o curso em dezembro. A situação impede a entrada de novos alunos na UFPR.

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (27), uma comitiva da UFPR apresentou ao secretário Jorge Rodrigo Araújo Messias, da Seres, uma série de argumentos que justificariam a manutenção da oferta do curso de Comunicação Social – Jornalismo, como a tendência de melhoria no Conceito Preliminar de Curso (CPC). A pedido do secretário, a universidade deve encaminhar à Seres, nesta terça-feira (28), um documento oficial com a descrição detalhada dos argumentos expostos. A partir da aceitação do documento, a Seres se comprometeu a encaminhar a Curitiba uma nova comissão, constituída por dois jornalistas, para avaliação in loco quanto à possibilidade de o curso ser ofertado.

Segundo a UFPR, o parecer da comissão será anunciado antes do dia 10 de fevereiro para que os alunos aprovados, caso a suspensão do curso seja revogada, não tenham prejuízos no calendário letivo.