A partir desta segunda-feira (17), professores da rede municipal de ensino de Curitiba entraram em greve por tempo indeterminado. Desde a semana passada, pais de alunos foram alertados de que os alunos não haveria aulas a partir de hoje. De acordo com o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), aproximadamente 90 mil estudantes podem ser prejudicados.

Ainda segundo a categoria, a paralisação começa com mais de 90% de adesão. Segundo a prefeitura, 53 escolas estão funcionando total ou parcialmente e 131 escolas estão fechadas (71% das instituições).
João Rufatto, diretor do sindicato, explica que a classe pede a contratação de mais professores, o respeito à lei da hora-atividade, e a readequação dos profissionais no plano de cargos e salários.

De acordo com o Sismmac, no inicio da tarde deve ser realizada uma reunião com a prefeitura e até o fim da tarde deve ser feita uma nova assembleia da categoria para definir o rumo da paralisação. Nesta manha os profissionais realizam uma passeata pelo centro da cidade a até a prefeitura. Já os educadores aguardam contato da administração municipal para uma negociação.

Em respostas as greves, a Prefeitura de Curitiba informou, por meio de nota, que respeita a manifestação dos professores, que faz parte de um movimento nacional de trabalhadores da educação, e que ela ocorre num momento de negociação com a categoria. Segundo a administração da cidade várias medidas foram implementadas nos últimos meses como a ampliação gradativa da hora-atividade de 33% e uma política de remuneração com reajuste de 6,77% no ano passado. Também foram contratados desde 2013 mais de mil profissionais da educação e há um novo concurso público em andamento para a chamada de professores e educadores. Ainda em nota, a prefeitura afirma que um novo plano da carreira está em discussão e será enviado à Câmara Municipal no fim do primeiro semestre.

Outra categoria que deve paralisar as atividades por tempo indeterminado é a dos educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A greve está prevista para iniciar amanhã (18). Entre os principais pedidos da categoria está a redução da carga horária. De acordo com o Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba), a negociação por melhores condições iniciou no final de 2013, mas até o momento não houve acordo. Segundo a Coordenadora de Comunicação do Sindicato, Adriana Kalckmann, a adesão deve ser de pelo menos 90% da categoria.

Em cidades da região metropolitana, como Pinhais e São José dos Pinhais, a paralisação no atendimento das creches municipais acontece nesta segunda.