Começa em Curitiba e em todo o Paraná, nesta segunda-feira, dia 31, e segue até 4 de abril, a Semana do Microempreendedor Individual. Na Capital, a entidade espera realizar mais de 3 mil atendimentos, nas oito Ruas da Cidadania e em seu escritório regional, que fica na Rua Caeté, 150. 

No mutirão, que acontece em parceria com a Agência Curitiba e a Prefeitura de Curitiba, serão oferecidas palestras, oficinas, orientações, além de informações sobre formalização e a declaração anual do Simples Nacional, obrigatória para todos os microempreendedores individuais. A programação oficial está no site www.sebraepr.com.br/semanamei.

A Semana do Microempreendedor Individual, neste ano, comemora os cinco anos da figura jurídica do microempreendedor individual, instituída por lei em 2009. Enquadram-se nessa categoria, os empreendedores que faturam até R$ 60 mil ao ano. A consultora do Sebrae/PR, Juliana Schvenger, afirma que o foco das ações desta edição será voltado à capacitação.

As oficinas terão duração de três horas, nos dias úteis das 19 às 22 horas, e os empreendedores curitibanos poderão optar pelos temas: Sei controlar meu dinheiro, Sei Vender, Sei Empreender e Sei Comprar, além da palestra Como criar um modelo de negócios para a minha empresa, com duração de duas horas. Para participar dos cursos, com temas variados, é preciso fazer inscrição antecipada, pois as vagas são limitadas.

Juliana Schvenger afirma que as capacitações ajudarão os microempreendedores individuais a melhorar a gestão dos seus negócios. Nosso objetivo com a Semana é garantir o desenvolvimento dos microempreendedores individuais para que cresçam, gerem mais oportunidades de empregos e transformem seus negócios em micro e pequenas empresas.

Durante a Semana, os microempreendedores ainda poderão contar com orientações individuais sobre marketing, finanças e recursos humanos, que serão realizadas somente no escritório do Sebrae/PR. Serão miniconsultorias, para que eles tirem dúvidas diretamente com os consultores, esclarece Juliana. Não será preciso marcar horário e o atendimento ocorrerá por ordem de chegada, das 8h30 às 18h30.

Formalização

Curitiba tem hoje 41 mil microempreendedores individuais em atividade, de acordo com dados do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). O número é significativo, mas ainda existem muitos empresários trabalhando na informalidade. Para dar agilidade ao processo de formalização, durante a Semana do Microempreendedor Individual, o Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, irá disponibilizar em seu escritório regional, técnicos das Secretária de Finanças e de Urbanismo.

Os representantes desses órgãos estarão emitindo alvarás e realizando consultas comerciais, que são requisitos obrigatórios para abertura de empresas e que por causa da burocracia acabam travando o processo de formalização. Além disso, também teremos um espaço reservado para a Previdência Social onde os empresários poderão tirar dúvidas sobre aposentadoria e outros benefícios como auxílio doença e licença maternidade, explica a consultora do Sebrae/PR, Juliana Schvenger.

Em Curitiba, os microempreendedores individuais também contarão, no escritório do Sebrae/PR, com informações do Serviço Brasileiro de Reposta Técnica (SBRT) que atuará em conjunto com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O SBRT é uma rede formada por instituições de grande reconhecimento nacional e que fornece gratuitamente informações tecnológicas para que o empresário possa melhorar a qualidade do seu produto ou processo produtivo. Durante a Semana, o atendimento será focado nos microempreendedores individuais.

Grande Curitiba

Ao todo, 11 municípios da Região Metropolitana terão ações da Semana do Microempreendedor Individual, com oficinas, palestras e orientações. São eles: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul, Rio Negro e São José dos Pinhais. Em algumas cidades, o serviço não será ofertado todos os dias e, por isso, é importante que os interessados acessem a página do Sebrae/PR para conferir as datas e horários de atendimento.