Por Felipe Amorim

RIBEIRÃO PRETO, SP, 27 de março (Folhapress) – Os vereadores de Ribeirão Preto aprovaram, em votação unânime na noite de hoje, o reajuste de 5,56% sobre os próprios salários, que agora passam a ser de R$ 11.562.

O percentual representa a reposição da inflação do último ano e é o mesmo concedido pela prefeitura aos servidores municipais.

Anteontem, o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto aceitou a proposta de reajuste e cancelou a greve prevista para ser iniciada naquele dia.

O projeto não estava previsto na pauta de votações divulgada pela Câmara em seu site. O texto foi apresentado na noite de hoje e entrou em votação após receber um pedido de urgência.

O público que acompanhava a sessão do plenário da Câmara conheceu o teor do projeto apenas depois de o vereador Beto Cangussu (PT) pedir que o presidente da Câmara, Walter Gomes (PR), anunciasse o assunto que seria votado.

Normalmente, antes das votações, é lido apenas a ementa dos projetos, espécie de resumo que quase nunca deixa claro o que está sendo proposto.

“Sou a favor [do aumento]. Mas é preciso que fique claro o que estamos votando”, disse Cangussu.

Gomes afirmou, depois de encerrada a sessão, que apenas seguiu o protocolo ao ler a ementa e que não teve a intenção de ocultar o que seria votado.

“Todo trabalhador tem direito [a aumento]”, disse.

O último aumento de salário dos vereadores ocorreu em abril de 2012, quando a Câmara aprovou 17,93% de reajuste, o que elevou os vencimentos a R$ 10.953.

Segundo Gomes, naquele ano o valor também foi calculado com base no reajuste que os servidores municipais tiveram desde 2008, então o último ano em que a Câmara concedeu aumento de salário aos parlamentares.

“Todos os agentes públicos têm que ter correção [no salário] da mesma forma”, disse o vereador André Silva (PCdoB). “Acho um critério justo.”

Todos os 19 vereadores presentes à sessão de hoje apoiaram o projeto.

Os vereadores Maurício Gasparini (PSDB), Saulo Rodrigues (PRB) e Viviane Alexandre (PPS) não participaram da sessão.