Uma investigação que durou cerca de oito meses resultou na desarticulação de um esquema milionário de fraude em notas fiscais. Na ação policial desenvolvida na manhã desta quarta-feira, 02 de abril, foram cumpridos três mandados de prisão, nove mandados de busca e apreensão e, ainda, duas prisões foram realizadas em flagrante. A investigação desenvolvida pela Polícia Civil de Cascavel teve o nome de Mercúrio, alusiva ao Deus Romano que representa um dos símbolos da Contabilidade.

Entre os presos, estão dois irmãos contadores que possuem escritório em Cascavel. Um outro homem que se passava por oficial de Justiça também foi preso. Os mandados de busca foram cumpridos em Cascavel, Toledo e Blumenau/SC.

De acordo com o delegado-chefe da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, Julio Cezar dos Reis, os acusados utilizavam certificações digitais de empresas e emitiam notas fiscais; todavia sem o consentimento dos proprietários. Com isso, eles legalizavam mercadorias contrabandeadas. A estimativa é de que tenham sido emitidas cerca de R$ 35 milhões em notas fiscais, causando prejuízo às empresas e ao erário Estadual e Federal, completa o delegado.

Durante o cumprimento dos mandados judiciais outros dois envolvidos no esquema fraudulento acabaram presos, um por posse ilegal de arma, tendo em vista ter sido flagrado com uma escopeta calibre 12 e outro por crime contra a ordem tributária.