Atlético e Strongest decidem hoje uma vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. O duelo será às 19h45 (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, pela sexta e última rodada do Grupo 1. Quem vencer está classificado. Quem perder será eliminado. Um empate dá a vaga ao clube brasileiro, que tem nove pontos. A equipe boliviana tem sete.

Para garantir a vaga, o Atlético terá que superar a altitude de La Paz – 3.660 metros acima do mar -, que atrapalha o desempenho físico dos atletas não acostumados. Outro problema é a velocidade da bola, que muda radicalmente com o ar rarefeito. Para simular essas condições, o time paranaense treinou com bolas de vôlei nos últimos dias.

O retrospecto do Strongest mostra o peso de estar adaptado à altitude. Nos últimos oito jogos em casa pela Libertadores, de 2012 a 2014, o time boliviano venceu seis (Santos, Juan Aurich-PER, Arsenal-ARG, São Paulo, Universitario-PER e Velez-ARG), empatou um (Internacional) e perdeu um (Atlético-MG).

Na altitude, o Strongest justifica seu apelido de tigre. Mas fora de casa vira um gatinho de estimação. Nas nove partidas como visitante pela Libertadores entre 2012 a 2014, o time somou um empate e oito derrotas.
Para esse jogo em circunstâncias especiais, o Atlético viajou no domingo para Santa Cruz de la Sierra, no leste boliviano e 416 metros acima do nível do mar. A altitude curitibana é de 934 m. La Paz fica a 545 km de Santa Cruz de la Sierra. O time só partirá hoje para o local da partida.

Para um indivíduo se adaptar a condições como essa de La Paz, seriam necessárias de três a quatro semanas de aclimatação, o que não nos é possível devido ao calendário atual de jogos, disse Luiz Gustavo Emed, especialista do Departamento Médico do Atlético. Por isso, quanto menos tempo de exposição à baixa concentração de oxigênio, que é vista em La Paz, menor os efeitos da altitude no rendimento do atleta, explicou.

NA BOLÍVIA
Strongest: Vaca; Parada, Jefferson Lopes, Bejarano e Daniel Chávez; Marcos Paz, Raúl Castro, Chumacero e Ernesto Cristaldo; Pablo Escobar e Jair Reinoso. Técnico: Eduardo Villegas.

Atlético: Weverton; Sueliton, Manoel (Drausio), Cleberson e Natanael; Deivid (Marcos Guilherme), João Paulo, Paulinho Dias  e Mirabaje; Marcelo e Ederson. Técnico: Portugal
Árbitro: Roddy Alberto Zambrano Olmedo (Equador)
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz, às 19h45 (de Brasília)
TV: FoxSports 1


O TIGRE DA ALTITUDE

Últimos jogos do Strongest em casa na Libertadores
2012
2×1 Santos
2×1 Juan Aurich (PER)
1×1 Internacional

2013
2×1 Arsenal (ARG)
1×2 Atlético-MG
2×1 São Paulo

2014
1×0 Universitario (PER)
2×0 Vélez Sarsfield (ARG)


Escalação
A escalação do Atlético é mistério para hoje. A tendência é que o técnico Miguel Angel Portugal mantenha o 4-4-2 utilizado em seis dos sete jogos de 2014. O meia-atacante Douglas Coutinho, o meia Felipe e o centroavante Bruno Mendes não viajaram com o grupo. Mérida, suspenso, também não viajou. Recuperado de lesão, Manoel pode começar jogando. As novidades no banco são Marcos Guilherme, Adriano, Crislan e Zezinho.

Brasileirão
O Atlético jogará contra o Grêmio, na 1ª rodada do Brasileirão 2014, no Estádio Orlando Scarpelli. Será o 1º jogo como parte da punição imposta pelo STJD, pelo conflito de torcedores em Joinville em 2013. O clube terá que atuar cinco partidas a mais de 100 km de Curitiba e outras quatro com portões fechados. Os locais dos demais jogos ainda não foram divulgados.