O Paraná Clube está na segunda fase na Copa do Brasil. A classificação foi garantida nessa quinta-feira à noite, na Vila Capanema, com a vitória por 3 a 1 sobre o São Bernardo, na partida de volta da primeira fase. No jogo de ida, em São Bernardo do Campo, houve empate por 1 a 1. Como o gol fora de casa é critério de desempate, um empate por 0 a 0 já seria suficiente para classificar o Tricolor.

Na segunda fase, o Paraná enfrentará a Ponte Preta.

O técnico Ricardo Drubscky estreou no comando do Paraná. Também jogaram pela primeira vez pelo clube o zagueiro Anderson Rosa e o lateral-esquerdo Ricardinho, que estavam emprestados para o Rio Branco durante o Paranaense. O meia Juliano, que veio do Metropolitano, também faz sua estreia pelo Tricolor.

O centroavante Giancarlo marcou dois gols ontem e chegou à marca de 12. É o artilheiro do time na Copa do Brasil, com três, e foi o goleador da equipe no Paranaense, com nove. Ele disputou 12 partidas em 2014.

Na partida dessa quinta-feira, Drubscky não contava com Roniery, que será negociado para outro clube, e com Fernando Gabriel, lesionado. Além da estreia, o técnico teve novidades no banco de reservas: o atacante Arthur, o zagueiro Alisson e o volante Serratto, todos dos juniores.

Drubscky montou o Paraná no esquema tático 4-2-3-1, o mesmo que utilizou em todos os seus jogos como técnico do Atlético-PR. Paulinho, pela direita, e Paulinho Oliveira, pela esquerda, foram os meias ofensivos. Lúcio Flávio era o meia-armador centralizado. O time começou o jogo com uma postura ofensiva, mesmo precisando apenas de um 0 a 0. O São Bernardo ficava mais recuado e tentava aproveitar os contra-ataques.

Apesar de boas jogadas de tabelas pelo centro e de velocidade pelas pontas, o Paraná abriu vantagem na bola parada. Fez 1 a 0 em cobrança de falta de Lúcio Flávio e cabeceio de Anderson Rosa, aos 39 minutos. E marcou 2 a 0 em cobrança de escanteio de Lúcio Flávio e cabeceio de Giancarlo.

O São Bernardo voltou mais ofensivo para o segundo tempo e chegou a incomodar. Aos 35 minutos, William Favoni diminuiu para 2 a 1 em cobrança de falta. Mas o Paraná era melhor no jogo e liquidou o adversário aos 43 minutos, com cruzamento de Rodrigo Mann e cabeceio de Giancarlo.

Não quero ser oportunista e achar que o time está pronto, disse Drubscky. Vi boas respostas no aspecto individual e no coletivo. Vi muitas coisas boas, declarou. Tivemos um momento de sofrimento, mas depois retomamos, comentou. O que me agradou mesmo foi o individual, afirmou.

PARANÁ 3 x 1 SÃO BERNARDO
Paraná: Marcos; Rodrigo Mann, Brinner, Anderson Rosa e Breno; Edson Sitta (Ricardinho), Cambará, Paulinho (Keno), Lúcio Flávio e Paulinho Oliveira (Juliano); Giancarlo. Técnico: Ricardo Drubscky
São Bernardo: Wilson Junior; Rafaek Cruz (Jean Carlos), Luciano Castán, Fernando Lombardi e Eduardo; Daniel Pereira (Elionar Bombinha), Marino, William Favoni e Erick Flores (Walterson); Márcio Diogo e Gil. Técnico: Edson Boaro
Gols: Anderson Rosa (39-1º), Giancarlo (45-1º e 43-2º) e Jean Carlos (35-2º)
Expulsões: Marino (47-2º)
Cartões amarelos: Edson Sita, Brinner, Giancarlo e Marcos (P). Fernando Lombardi e Daniel Pereira (SB)
Árbitro: Rodrigo D´Alonso Fonseca (SC)
Público: 2.493 pagantes (2.723 total)
Renda: R$ 36.955,00
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
12 – Lúcio Flávio tenta por cobertura, de fora da área. O goleiro manda para escanteio.
17 – Gil cruza rasteiro. Marcio Diogo não alcança.
21 – Erick Flores arrisca de fora da área. A bola passa perto.
22 – Márcio Diogo cruza. Gil desvia. A bola vai ao lado.
24 – Gil chuta de fora da área. A bola passa perto.
26 – Breno dribla dois e cruza. A defesa corta.
29 – Contra-ataque. Marino tabela com Gil, sai na cara do gol e chute para fora.
39 – Gol do Paraná. Falta na direita. Lúcio Flávio cruza. Anderson Rosa cabeceia e marca.
45 – Gol do Paraná. Escanteio. Lúcio Flávio cruza. Giancarlo cabeceia e marca.

Segundo tempo
1 – Escanteio. Lúcio Flávio cobra. Giancarlo desvia e Paulinho completa para o gol. O árbitro marca impedimento.
6 – Favoni cobra falta com chute forte. Marcos rebate.
11 – Breno cruza rasteiro. Giancarlo fura e perde grande chance.
14 – Gil entra livre, nas costas da defesa e chuta cruzado, ao lado.
28 – Brinner recua mal. Marcos sai da área, divide com Bombinha e afasta.
32 – Juliano chuta cruzado. Eduardo salva em cima da linha.
35 – Gol do São Bernardo. Falta na direita. Jean Carlos chuta forte. Com a visão encoberta, Marcos não consegue defender.
43 – Gol do Paraná. Rodrigo Mann cruza. Giancarlo cabeceia para o gol vazio.