Nenhum pai ou mãe vai negar que em muitas ocasiões é um alívio deixar o filho brincar com o tablet, principalmente no restaurante ou enquanto espera no restaurante, mas introduzir cedo as crianças ao hábito de usar tablets tem afetado o aprendizado dos pequenos. Pelo menos é o que alerta   a Associação de professores e acadêmicos do Reino Unido (ATL). A instituição diz que o uso intensivo de tablets dificulta o desenvolvimento motor, o que tem atrapalhado em tarefas como a escrita, por exemplo.  O asssunto deve causar grande debate nas escolas do mundo todo já que muitas instituições, inclusive, introduziram o tablet como principal forma de ensino.
De acordo com pesquisa feita pela  associação, a “onipresença” desse eletrônico está ligado ao baixo desempenho escolar, alta irritabilidade e falta de interesse em outras atividades que não estejam relacionadas com a internet. Durante conferência dos profissionais de educação realizada em Manchester (Reino Unido), membros da associação aconselharam pais e professores a restringirem o acesso desenfreado a tablets. “Tenho conversado com professoras de pré-escola e elas têm mostrado preocupação com o crescente número de crianças que sabem mexer em um tablet, mas têm pouca ou nenhuma coordenação motora para brincar com blocos montáveis”, disse Colin Kinney, representante da ATL na Irlanda do Norte. Kinney disse que é comum alguns pais se orgulharem sobre a habilidade dos filhos com tablets. No entanto, essas crianças não conseguem socializar com os outros colegas.  Também é comum que os alunos apresentem problemas em decorar textos para peças teatrais e na realização de atividades escritas.