RIBEIRÃO PRETO, SP, 18 de abril (Folhapress) – A conta de água de moradores de 12 cidades da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) ficará mais cara. A Arsesp (Agência Reguladora do Estado de São Paulo) autorizou o reajuste em 5,44% na tarifa cobrada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

A medida pode ser aplicada a partir do dia 11 de maio, mas a Sabesp informou que o Conselho de Administração ainda não definiu a data em que o reajuste será aplicado.

Em nota, a Sabesp informou que, de acordo com o conselho, foi decidido que a aplicação será feita em “data oportuna até, no máximo, final de dezembro de 2014”.

A companhia tenta impedir a falta de água em todo o Estado de São Paulo, principalmente na Grande SP, onde as represas registraram baixos níveis históricos neste Verão.

Entre as cidades da região em que a Sabesp atua está Franca (400 km de São Paulo), cujo rio Canoas, responsável por 80% do abastecimento do município, está com o nível abaixo da média para o período por causa da estiagem.

Para evitar o desabastecimento, a Sabesp decidiu usar poços da cidade de Restinga (389 km de São Paulo), num sistema emergencial formado por dois poços profundos de captação de água.

Monte Alto (356 km de São Paulo), Pedregulho (437 km de São Paulo), Santa Rosa de Viterbo (283 km de São Paulo) e Serra Azul (302 km de São Paulo) também estão entre as cidades em que a Sabesp presta serviço. No Estado, são 363 municípios.