Segundo o Cadastro de Shopping 2014, devem ser inaugurados no Brasil mais 103 shoppings até 2017. A ferramenta do IBOPE Inteligência indica também que, em 2013, um centro comercial foi aberto a cada duas semanas no país.

Se todos forem realmente inaugurados e se mantiverem seu projeto atual, o aumento da Área Bruta Comercial (ABC) será de 2,89 m², o que representa um crescimento de 24% do setor. A região que mais deve receber novos centros comerciais é a Sudeste, com 44 empreendimentos no total. No Nordeste, devem ser inaugurados 24 shoppings. No Sul, 16, no Norte, 11 e no Centro-Oeste, 8.

Nos últimos anos, o foco dos empreendedores tem sido os municípios com até 500 mil habitantes. Em 2013, 42% dos shoppings centers inaugurados foram em cidades com até meio milhão de habitantes.
A previsão para 2014 é que 73% dos empreendimentos sigam essa tendência e sejam inaugurados em municípios desse porte. A região Sul conta com 82 centros comercais, a segunda maior quantidade do país.

Curitiba

Na próxima quinta-feira (24), segundo a rádio Band News, deve ser realizado um leilão de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepac) da Linha Verde, que pode dar início à construção de três novos centros comerciais em Curitiba.

Nos próximos anos, pelo menos quatro novos shoppings devem ser inaugurados na Capital e na região metropolitana. São eles: o Shopping Atuba, o Jockey Plaza, e o Park Shopping Boulevard e um Outlet em Campo Largo.