Carlota Rojas, 25, sorriu quando se deparou com “Amor nos Tempos do Cólera”. Por sorte, conseguiu comprar à tarde o último exemplar do livro de Gabriel García Márquez -disponível para venda em uma tenda da Casa del Libro, uma das principais livrarias de Barcelona, situada na Rambla Catalunya.
Um dos epicentros da Diada de Sant Jordi -a tradicional festa de Barcelona marcada pela venda de livros e flores pelas ruas- rende homenagens ao escritor colombiano, que viveu na cidade catalã entre 1967 e 1975.
“Já fazia um tempo que eu estava buscando um exemplar para minha mãe. Eu tinha passado por muitas livrarias e tendas, mas já estava tudo esgotado. Minha mãe é fã de Gabriel García Márquez. Já tinha lido ‘Cem Anos de Solidão’, e agora, com a morte dele, resolveu que queria ler também esse”, comentou a catalã.
“Hoje, sem dúvida, é um dos autores mais procurados. Ao meio-dia, praticamente todos os livros dele que colocamos nas prateleiras já haviam sido vendidos”, comentou Fernando Alvaréz, diretor da Casa del Libro.
A poucos metros dali, na tenda do centro cultural Casa Amèrica Catalunya, fãs saudosos do escritor se acotovelavam para deixar um recado para Gabo, que faleceu na última quinta-feira. “Seguirá vivo na nossa memória e nos seus livros”, “Cem anos de agradecimentos” e “Obrigado por me oferecer o gosto pela leitura” eram alguns dos inúmeros recados escritos no livro de dedicatórias que será enviado pela Casa Amèrica à casa-museu do autor, situada em sua cidade natal, Aracataca, na Colômbia.
Ontem, o prefeito de Barcelona, Xavier Trias, anunciou que faria uma homenagem póstuma ao escritor, outorgando-lhe uma comenda municipal, a “Medalha de Ouro”. “Ele contribuiu para fazer de Barcelona uma cidade literária no âmbito mundial”, disse Trias.
O carinho especial dos catalães por Gabo não é à toa. Foi em Barcelona que o escritor mudou de status. De autor praticamente desconhecido passou a ser celebridade mundial graças à relação que firmou com a agente literária Carmen Balcells. Na cidade, García Márquez escreveu o livro “O Outono do Patriarca”, uma de suas obras mais complexas.
Por conta de sua morte há menos de uma semana, a Penguin Random House, que edita seus livros na Espanha, fez um esforço para colocar a nova edição do livro nas prateleiras durante o Sant Jordi. Cerca de 200 mil novos exemplares chegaram hoje às tendas e livrarias para atender ao público.
Cinco títulos foram reeditados: “Cem Anos de Solidão”, “Relatos de um Náufrago”, “Crônica de uma Morte Anunciada”, “Amor nos Tempos do Cólera” e “Viver para Contar”.
“Tudo se esgotou muito rápido, mas o que as pessoas sempre buscam primeiro é ‘Cem Anos de solidão’. Se não encontram, acabam levando outros”, disse Alex López, diretor da Alibri, outra livraria cuja tenda viu os exemplares de Gabo se esgotarem rapidamente logo pela manhã.