SÃO PAULO, SP, 24 de abril (Folhapress) – O sindicato das empresas de ônibus de São Paulo inicia hoje uma campanha para conscientizar a população contra os frequentes incêndios em coletivos. Segundo balanço da SPTrans, 65 ônibus foram atacados e incendiados desde o início do ano na capital paulista.

Segundo a SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros), os ônibus têm sido alvo de protestos não relacionados a transporte público de qualidade, aumento da tarifa, itinerários ou atrasos. Eles são usados para chamar a atenção das autoridades por outros motivos.

A campanha do sindicato traz o mote “Ônibus queimado não leva a lugar nenhum” e acontece em parceria com CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes) e a Fecootransp (Federação das Cooperativas de Transporte do Estado).

A campanha será veiculada em toda a região metropolitana e inclui peças publicitárias, filme de 30 segundos na mídia televisiva, spots em emissoras de rádio e anúncios em jornais. Também haverá divulgação nos relógios de rua da cidade e inserção em Bus Mídia TV.

A SPUrbanuss afirmou que as concessionárias transportam cerca de seis milhões de passageiros por dia na capital paulista.

Anteontem, cinco criminosos invadiram o pátio da viação Urubupungá, que fica em Osasco (na Grande SP), e colocaram fogo em 34 coletivos –23 tiveram perda total e 11 foram parcialmente incendiados. Um adolescente e um jovem de 19 anos foram detidos pelo crime.