A previsão de mais chuvas para o Paraná preocupa a Defesa Cicil do Estado. Segundo o Simepar, uma frente fria avança de Santa Catariana em direção as regiões Oeste, Sudeste e Sul do Estado, exatemente onde estão localizados os municípios mais afetados pelas cheias dos rios. A previsão é de que chova cerca de 70 milímetros já a partir desta sexta-feira, 13.

“O problema é que essa quantidade, ainda que pequena, vai chegar em um momento onde os rios e o terreno está com sua capacidade de absorção bem acima de sua média”, explica o capitão Eduardo Gomes Pinheiro, coordenador da Estadual da Defesa Civil do Paraná.

Sem essa chuva, a previsão era de que o Rio Iguaçu, que passa por União da Vitória, uma das cidades mais afetadas, levaria ainda 12 dias para voltar ao normal. Em União da Vitória estimasse que 48% das casas estejam debaixo d’água. Vale lembrar que o volume pluviométrico registrado em várias cidades paranaense foi de quase o triplo do normal para o período. Na região de Guarapuava, por exemplo, foram registrados mais de 400 mm em cerca de 24 horas quando a média histórica para todo o mês de junho é de cerca de 150 mm.

Sinais de alerta foram emitidos para todas as nossas regionais a fim de evitar perdas ainda maiores, pois várias famílias conseguiram voltar para suas casas e receberam donativos. O capitão Pinheiro revela que os níveis dos rios serão monitorados pelas equipes que devem começar a agir assim que algo for detectado. “Queremos evitar o retrocesso deste pequeno avanço que já tivemos”, resume.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, 151 municípios do Paraná foram afetados pelas cheias. 37 mil pessoas ainda não conseguiram voltar para as suas casas

A sexta-feira (13) começou com nebulosidade em várias regiões e algumas pancadas de chuva estão sendo registradas entre a região de Santa Helena, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, no sudoeste, desde o início da manhã. Em Curitiba e nas outras regiões, deve começar a chover a partir do período da tarde. Ainda conforme o Simepar, as temperaturas não devem variar muito e ficam em torno de 20ºC. A condição de tempo instável se mantém até o final da tarde de segunda-feira (16), quando o sol deve aparecer.

Doações

O Capitão Pinheiro faz ainda um alerta à população que quer continuar  ajudar as vítimas das enchentes. Segundo ele, não são mais necessárias a doação de roupas, mas sim de cestas básicas, cobertores, colchões e material de higiene pessoal e limpeza. “Nós já recebemos roupas suficientes”, diz. Ele alerta ainda que as doações sejam de peças em bom estado e prontas para uso, uma vez que os desalojados e tampouco a Defesa Civil do Estado não têm condições de lavar e fazer consertos nas roupas.