Um vídeo da assembleia dos motoristas e cobradores de Curitiba, no início da tarde de hoje (25), revela a possibilidade de as empresas de ônibus praticarem locaute, ou seja impedirem os ônibus de saírem das garagens durante a paralisação dos cobradores, que pode acontecer nesta quinta-feira (26). Quem cita a possibilidade é o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira. “”Se nós optamos pela greve branca e o empresário não solta o ônibus, a culpa não é nossa… Os motoristas estão aqui para trabalhar… O que vai acontecer? Os empresário não soltam o ônibus: Locaute! Aí é o procedimento da prefeitura com eles, é o problema deles se virarem. É aquela história, que doa lá, não em nós”, diz ele.

“Saindo os ônibus, nós vamos estar nos terminais e nas praças. Nós estamos vendo, nós vamos precisar de 250 pessoas para cobrir Curitiba e Região Metropolitana, para ficar 5 pessoas organizando em cada terminal e cada praça. A Força Sindical vai nos apoiar, vai trazer 120 ou 130? 120 ou 130 pessoas da Força vão nos apoiar.”, fala Teixeira, orientando os presentes.

Neste momento, patrões e empregados estão reunidos em audiência no Triubunal Regional do Trabalho (TRT). Na audiência, o Sindimoc já reafirmou que a paralisação é dos cobradores. A intenção é que a greve libere a passagens de ônibus, chamada de “catraca livre”. Urbs e Comec também participam da audiência.