vento
Franklin de Freitas

O forte calor registrado ao meio-dia em Curitiba, com termômetros marcando 28ºC, veio acompanhado de uma brisa neste começo de tarde de quinta-feira, 2 de maio. Mas quem pensou que o vento seria anuncio de chuvas, o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Lizandro Jacóbsen, se apressa na resposta. “Não. É vento de aquecimento pré-frontal”, colocando por terra qualquer possibilidade, ao menos nesta tarde, de um refresco para o calorão.

O vento do comecinho da tarde fez com que muita gente associasse a possibilidade de chuva na Capital. No entanto, meteorologista do Simepar, explica que a diferença do vento de chuva e de aquecimento pré-frontal é o um bloqueio atmosférico, causado pela presença de uma grande massa de ar quente seco, resultado da onda de calor. “Esse bloqueio atmosférico, com alta pressão é que está segurando o avanço da frente fria”, afirma.

A diferença entre as pressões [alta pressão(bloqueio atmosférico), que circula na parte de cima, e baixa pressão (frente fria), que circula na parte de baixo, faz com que seja disparado esses ventos fortes afastando a frente fria, ou seja, a chuva.

Segundo os dados do Simepar, os ventos chegaram a velocidade de até 48 quilômetros por hora, mas mantiveram a média de 28 km, conforme os dados medidos por estação meteorológica da página.

A sensação térmica ao meio-dia já passava dos 29ºC. Vale ressaltar que a previsão para Curitiba é de 31ºC e chuvas podem ocorrer apenas na faixa sul do Paraná.