ESTELITA HASS CARAZZAI CURITIBA, PR – Com a presença de Dilma e Lula, o PT deu nesta quinta-feira (3) o pontapé inicial à candidatura da senadora Gleisi Hoffmann ao governo do Paraná, em evento suntuoso. Com o slogan “Mudar é olhar pra frente”, o PT realizou sua plenária num teatro de 2.400 lugares numa universidade privada de Curitiba. Às 19h30, já estava lotado.

O palco tinha a ponta de uma estrela em néon, e balões com o nome de Gleisi pendurados no teto. Placas foram distribuídas em cada uma das cadeiras e o público era instado a levantá-las para as filmagens. Diziam “segurança”, “futuro”, “oportunidades”, “educação”, entre outros. A candidatura de Gleisi é uma das prioridades do PT para a disputa estadual.

A imprensa ficou restrita a um cercadinho no fundo do teatro. Para tirar fotos ou entrevistar o público, os jornalistas têm que pedir autorização à organização e foram acompanhados por funcionários.

DISPUTA

Gleisi concorrerá com uma chapa de cinco partidos: PT, PDT, PC do B, PRB e PTN. Enfrenta o atual governador, Beto Richa (PSDB), que tem o apoio de 17 siglas, e o ex-governador Roberto Requião (PMDB), que agregou o PV e o PPL, além de outros seis candidatos.

A petista teve uma crise entre aliados no final de semana. Ofereceu a vaga para o Senado ao PC do B, que até então estava fechado com o PMDB. O PDT, aliado de primeira hora e que considerava a vaga sua, chiou. A petista só conseguiu apaziguar os ânimos na terça (1) à noite, um dia depois do prazo legal, quando ofereceu a vice ao presidente estadual do PDT, Haroldo Ferreira. O candidato ao Senado será Ricardo Gomyde (PC do B).