SÃO PAULO, SP – A Subaru fará nos Estados Unidos o recall de 8.557 carros equipados com airbags potencialmente defeituosos fabricados pela japonesa Takata, disseram a montadora e reguladores de segurança americanos nesta terça-feira (8).

Os carros da Subaru afetados são o Legacy, Outback e Baja modelo 2003 e 2004, e o Impreza 2004. A Subaru se junta a sete outras montadoras que no mês passado fizeram o recall de veículos em algumas regiões com alta umidade a pedido da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês).

Embora não exista uma estimativa oficial do número de veículos que podem ser afetados pelo problema em airbags da Takata, reguladores de segurança dos EUA estimam que o número pode ultrapassar 1 milhão. A Subaru não limitou seu recall principalmente aos estados do sul dos Estados Unidos, a Porto Rico, ao Havaí e às Ilhas Virgens Norte-americanas, como a maioria das outras montadoras fizeram.

Um porta-voz da montadora disse que a companhia, uma unidade da Fuji Heavy Industries, não tem conhecimento de quaisquer acidentes, ferimentos ou mortes relacionado ao problema do recall. Uma nona montadora pode ainda ser impactada pelo problema no sistema de enchimento de airbag da Takata.

No final de junho, a Mitsubishi Motors foi mencionada junto à Subaru como uma possível candidata para o recall, que a NHTSA disse inicialmente ter afetado sete montadoras.

FALHA

Mais de 2,9 milhões de carros com airbags fornecidos pela Takata já foram chamados para recall nos últimos meses. A soma total coloca este entre os cinco maiores recalls da história do setor. Os airbags, produzidos entre 2000 e 2002, apresentam risco de explodir e lançar estilhaços contra passageiros e motoristas.

O equipamento pode abrir de forma inadequada em caso de colisão frontal, com possibilidade de lesões ao passageiro. Uma porta-voz da Takata disse não está claro qual será o impacto financeiro dos recalls. A empresa é a segunda maior fabricante de peças de segurança automotiva do mundo.

A fornecedora descobriu erros de manutenção de registros em uma fábrica no México, onde os sistemas de enchimento possivelmente defeituosos foram fabricados em 2001 e 2002.