A partir deste sábado (12) os postos fixos de atendimento ao público da Urbs ficarão abertos também aos sábados, das 8h30 às 12 horas, facilitando a aquisição do cartão transporte. E a partir de segunda-feira (14) o cidadão terá mais três endereços para fazer o cartão transporte – nos postos volantes que funcionarão nos terminais Cabral e Santa Felicidade e na Travessa Nestor de Castro.

O cartão transporte será necessário, a partir do próximo dia 1º de agosto para utilização de 62 linhas de ônibus convencionais (que ligam bairros sem passar em terminais, na cor amarela) e alimentadores (que ligam bairros a terminais e na cor laranja). São linhas que operam com micro-ônibus não têm cobrador.

Os estudos para a universalização do cartão transporte foram iniciados no começo do ano passado. O objetivo é ampliar o uso do cartão, hoje utilizado por 55% dos 1,1 milhão de passageiros pagantes por dia. A universalização do cartão representa segurança para usuários e trabalhadores do sistema, na medida em que reduz o volume de dinheiro nos ônibus, terminais e estações, diminui custos de operação e traz mais comodidade ao usuário, que não precisa se preocupar com o troco – o que também agiliza a operação.

Postos de atendimento

Os postos fixos de atendimento ao público funcionam na Área de Fiscalização e Cadastro da Urbs, na ala ferroviária da Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz (na Praça Rui Barbosa), Boa Vista (perto da Unidade de Saúde 24 Horas), Boqueirão (no Terminal do Carmo), Pinheirinho (Terminal Pinheirinho) e Portão/Fazendinha (no Terminal Fazendinha). Eles funcionam nos dias úteis das 8h30 às 17h e, a partir de agora, também aos sábados, das 8h30 às 12h.

Os postos volantes atenderão ao público de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e, aos sábados, das 8h30 ao meio dia. No Cabral e Santa Felicidade os postos volantes funcionarão nas guaritas da fiscalização destes terminais. Já na Travessa Nestor de Castro, o atendimento será feito em um posto instalado em uma Kombi, devidamente caracterizada, e que estará estacionada próximo à estação-tubo perto da esquina com a Rua Barão do Serro Azul.

Fazer o cartão transporte é um processo rápido, grátis e fácil. O cartão é feito na hora mediante apresentação de documento de identidade com foto e CPF, não sendo obrigatória a apresentação de comprovante de residência. Para ter um cartão não é preciso morar em Curitiba e não é necessária fotografia.

O cartão precisa ser solicitado pelo próprio usuário ou com autorização específica com firma reconhecida em cartório. No caso de menores de 18 anos os pais ou responsáveis podem fazer o cartão dos filhos apresentando sua documentação pessoal e documento de identificação original do menor.

O cartão usuário – que é feito nos postos fixos da Urbs e nos postos volantes – é gratuito. Em caso de roubo ou extravio, a segunda via custa o equivalente a cinco passagens o que, atualmente, representa R$ 13,50.

Uso exclusivo

Com as medidas de modernização, a Urbs cumpre decisão judicial que proíbe que motoristas façam a cobrança da passagem mesmo com o ônibus parado no ponto. O prazo dado pela Justiça termina no próximo dia 4 de agosto.

A necessidade de cartão transporte para pagamento de passagens do transporte coletivo existe em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil, onde a exigência vale para todo o sistema, não apenas para um grupo de linhas.

Em Curitiba, a medida está sendo possível com o início do processo de modernização do cartão transporte que permitirá a ampliação do acesso ao cartão e à recarga de créditos já a partir de 1º de agosto, com a possibilidade de aquisição do cartão avulso que poderá ser comprado e carregado em 23 bancas de revistas e jornais da cidade. Até o fim do ano, Curitiba terá também o cartão pré- pago que será oferecido em pontos comerciais da cidade.