O Atlético-PR faz boa campanha no Campeonato Brasileiro de 2014 usando um estilo frenético de jogo. As estatísticas mostram que não há preocupação em manter a posse e trabalhar com paciência a bola. O time também é frágil no jogo aéreo, finaliza poucas vezes e não se destaca nos números defensivos. A aposta principal da equipe do técnico Doriva e do auxiliar Leandro Ávila é a bola longa, para aproveitar a velocidade de Douglas Coutinho, Marcelo, Ederson, Bady e Marcos Guilherme.

Segundo dados do site WhoScored, o Atlético é a equipe com menor posse de bola do Brasileirão 2014, com 44%. Os líderes nesse quesito são Atlético-MG, Flamengo e Fluminense, com 56%. O time da moda, o Cruzeiro, tem 53%. Não foram computados os jogos de quinta-feira à noite.
A estatística que mais impressiona é a precisão de passes. O Atlético acerta apenas 70%. O Cruzeiro tem 80% e o líder nesse quesito, o Atlético-MG, tem 83%.
Esses números são consequência do estilo de jogo do Furacão, que é o segundo da competição que mais usa a bola longa: são 64 lançamentos por jogo. O Fluminense, por exemplo, é o 19º nesse ranking, com 52 por partida.
O Atlético é a equipe que menos usa passes curtos – são 285 por jogo. O Fluminense é quem mais utiliza: 427 por partida.
O time titular do Furacão tem a menor média de idade da competição, com escalações oscilando entre a média de 22 anos e 23 anos. O Flamengo, por exemplo, usou uma equipe com média de 28,5 anos na quarta-feira.
A juventude do Atlético tenta decidir logo as jogadas. É o segundo time que passa menos tempo no campo adversário – apenas 23%. O Figueirense, com 19%, é o lanterna nesse quesito. O Coritiba é o líder, com 29%.
As estatísticas mostram que o Furacão precisa de poucas chances para marcar. É o 2º ataque mais positivo do Brasileirão, com 17 gols marcados, mas é quem menos finaliza (11 vezes por partida). Quem mais dá trabalho ao goleiro adversário é o Internacional, com 15 finalizações por jogo.
No aspecto defensivo, o Atlético é o time que mais permite finalizações dos adversários: 15 por partida. É o terceiro time que mais sofreu gols (13) e tem o melhor goleiro do campeonato: Weverton.
Na bola alta, o Atlético também vem sofrendo. É o 16º em duelos aéreos vencidos: 12 por jogo. O melhor nesse quesito é o Sport, com 19 por partida.

Na Arena

Marcelo
O Corinthians desistiu da contratação do atacante Marcelo. O Atlético pediu 5 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões) por 50% direitos econômicos do jogador – e não aceitou o parcelamento proposto pelo clube paulista.
Se atuar no domingo, contra o Criciúma, na Arena, Marcelo completará sete jogos no Brasileirão 2014. Com isso, não poderá se transferir para outro clube da 1ª divisão nacional. O jogo será na Arena, com portões fechados (sem torcida), devido a punição imposta pelo STJD pela violência em Joinville.