Alex Santana, do Athletico, enfrenta o Danubio
Alex Santana, do Athletico, enfrenta o Danubio (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Danubio, nessa quarta-feira (dia 24) à noite, no estádio Centenário, em Montevidéu, pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2024. Com o resultado, o time paranaense segue líder do Grupo E, com 9 pontos, à frente de Danubio (4 pontos), Ameliano (1) e Zuliano (0).

Ao final da fase de grupos (seis rodadas), o 1º colocado avança para as oitavas de final. O 2º colocado precisa enfrentar um playoff contra o 3º colocado de um dos grupos da Libertadores 2024.

No próximo domingo, o Athletico volta a campo para enfrentar o Juventude, pelo Brasileirão. A próxima partida pela Sul-Americana será em 8 de maio, contra o Zuliano, na Venezuela.

Estreias de novatos
Revelados nas categorias de base, o centroavante Renan Viana (21 anos) e o zagueiro Marcos André, o Marcão (18 anos) estrearam como profissionais, entrando no segundo tempo da partida. O técnico Cuca também usou na segunda etapa outras duas revelações dos juniores: o meia/ponta Jader (21 anos e 22 jogos como profissional pelo Furacão) e o meia Dudu (18 anos, três jogos como profissional).

Desempenho
A partida ficou marcada pelo fraco futebol das duas equipes. O Athletico fez 1 a 0 com 15 minutos de jogo e depois teve atuação apática. O Danubio adotou uma postura cautelosa e, nos raros momentos que avançou, apresentou falta de qualidade e criatividade.

Retrospecto
O Athletico soma 10 vitórias e 1 derrota contra uruguaios em competições oficiais – clique aqui para saber mais.

Técnico
Esse foi o 11º jogo de Cuca no comando do Athletico, agora com 10 vitórias e 1 derrota.

Lateral artilheiro
O lateral-direito Madson soma agora 8 gols em 89 jogos pelo Athletico.

Desfalques
O técnico Cuca deixou seis jogadores em Curitiba, devido ao desgaste físico: Thiago Heleno, Esquivel, Leo Godoy, Erick, Fernandinho e Pablo. Outras baixas eram o volante Gabriel, o ponta Nikão e o meia Zé Vitor, contratados após o prazo de inscrição.

Escalação do Athletico
O volante Felipinho foi mais uma vez improvisado na lateral-esquerda, já que Fernando ainda recupera o condicionamento após grave lesão. Cuca manteve o esquema tático 4-2-3-1 no Athletico, com Alex Santana e Christian como volantes. A linha de três tinha Canobbio (esquerda), Julimar (direita) e Zapelli (centro). Mastriani era o centroavante.

4231

Danubio
Em 10º lugar do Uruguaio, o Danubio veio no 5-3-2, apenas com Tizón e Fernández no ataque.

Primeiro tempo
O Danubio começou com postura defensiva, com oito jogadores bem recuados, e tentando bolas longas para a dupla de ataque. Nesse cenário, o Athletico teve espaço de sobra para trabalhar a bola até a intermediária. A partir dali, porém, esbarrava em uma muralha defensiva. O gol só saiu em bola parada. Aos 15, Zapelli cobrou escanteio e Madson, de cabeça, fez 1 a 0. Fora isso, alguns chutes de longe e poucas jogadas na área. O Danubio, por sua vez, quase não atacou. O único lance perigoso foi aos 43, quando os dois alas subiram ao mesmo tempo e fizeram cruzamentos rasteiros seguidos, com a defesa atleticana com dificuldades para interceptar.

Segundo tempo
O segundo tempo começou com o mesmo cenário de antes, com muitos erros individuais e pouco futebol. Aos 20, as primeiras substituições no Athletico, com as entradas do meia/ponta Jader e do centroavante Renan Viana. O jogo seguiu truncado e com as duas equipes apáticas. Aos 33, entraram o meia Dudu (18 anos, revelação da base) e o ponta Cuello. Aos 45, o zagueiro Marcos André entrou no jogo, no lugar do volante Christian.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Athletico teve 59% de posse de bola, 8 finalizações (3 certas), 79% de precisão nos passes e 12 faltas cometidas. O Danubio terminou com 10 arremates (1 certo), 72% de precisão nos passes e 11 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

DANUBIO 0x1 ATHLETICO
Danubio
: Goicoechea; Ancheta, Ferreira, Etchebarne, Brazionis (Joaquín Fernández) e Fracchia; Santiago Romero, Ignacio Pintos e Kevin Lewis; Tizón (Nicolás Rossi) e Sebastián Fernández (Silvestre). Técnico: Alejandro Apud
Athletico: Bento; Madson, Kaique Rocha, Gamarra e Felipinho; Alex Santana e Christian (Marcos André); Canobbio (Cuello), Zapelli (Jader) e Julimar (Dudu); Mastriani (Renan Viana). Técnico: Cuca
Gol: Madson (15-1º)
Cartões amarelos: Julimar (A). Joaquín Fernández
(D)
Árbitro: Kevin Ortega (Peru)
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai

  • PRINCIPAIS LANCES
  • Primeiro tempo
  • 12 – Ancheta chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
  • 14 – Zapelli chuta de fora da área. Goicoechea espalma para escanteio.
  • 15 – Gol do Athletico. Zapelli cobra escanteio para a 1ª trave. Madson cabeceia no ângulo.
  • 25 – Christian chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
  • 43 – Ancheta cruza rasteiro da direita. A zaga do Athletico se atrapalha. Fracchia cruza da esquerda, com perigo. Felipinho tira.
  • Segundo tempo
  • 12 – Fracchia chuta de longe. A bola vai ao lado.