SÃO PAULO, SP – O deputado Comte Bittencourt (PPS-RJ), corregedor da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio), solicitou nesta terça-feira (22) que a deputada Janira Rocha (PSOL) esclareça sua participação na fuga de ativistas acusados de formação de quadrilha armada.
Janira confirmou nesta terça que deu carona para a advogada Eloisa Samy, 45, e outros dois procurados, para que eles saíssem do Consulado Geral do Uruguai no Rio.
Bittencourt disse que enviou um ofício com a solicitação. Caso se confirme a assistência prestada, a deputada pode responder por quebra de decoro, já que ajudou pessoas tidas como foragidos pela polícia. “E se for comprovado que ela usou um carro oficial, a situação é ainda mais grave”, afirmou Bittencourt.
Samy e mais outras 17 pessoas são consideradas foragidas desde sexta (18), quando a Justiça do Rio aceitou denúncia contra ela e outros 22 réus acusados de se associar para a prática de crimes em protestos, incluindo depredações e agressões a policiais.
Janira alega que não facilitou a fuga. “Não me cabe prender ninguém, a polícia não estava lá. Como parlamentar, cabe a mim garantir direitos e eu estou do lado dos ativistas. Não conhecia nenhum deles, mas fiz e faria de novo”, disse a deputada ao confirmar a carona.
Policiais da DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática), delegacia responsável pela investigação de manifestantes violentos no Rio, passaram cerca de três horas na porta do consulado e deixaram o local antes de os ativistas deixarem o prédio. Havia ainda algumas viaturas da Polícia Militar.
O delegado titular da DRCI, Alessandro Thiers, deu declarações de que a deputada teria facilitado a fuga da ativista e afirmou que caberia denúncia ou ao Ministério Público ou a corregedoria da Alerj.