Uma paciente que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário do Oeste do paraná, em Cascavel, está infectada com a superbactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase). A mulher, cuja idade não foi divulgada, tem hepatite e está desde o dia 7 de julho internada no HUOP< com um problema renal. Em entrevista coletiva, o diretor clínico do hospital, Sérgio Luiz Bader, informou que a mulher passou pelo ptonto socorro, pela clínica médica e a UTI. As três alas do hospital foram fechadas e serão higienizadas nas próximas horas, enquanto os pacientes nestes locais passarão por exames para verificar se foram ou não contaminados. Além disso, a UTI do hospital não está recebendo pacientes e foi interditada por conta do risco de contaminação.


Ainda não se sabe como a mulher, que passou por diversas unidades de saúde antes de chegar ao hospital, adquiriu a superbactéria. Ela foi isolada em um quarto e o hospital está atendendo apenas casos menos graves no pronto socorro. Além disso, as cirurgias eletivas que estavam agendadas foram canceladas temporariamente.

A KCP é conhecida por ser resistente a muitos antibióticos e provocar pneumonia e infecções generalizadas que podem levar à morte. A contaminação é causada pelo contato com alguém que está infectado.