Deputados federais que integram a base política do governador e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) acusam a senadora e candidata do PT ao governo, Gleisi Hoffmann de fazer uso do poder político para se beneficiar na campanha eleitoral ao governo do Estado. Para os parlamentares, Gleisi teria conhecimento da redução da cota de importação de produtos de US$ 300 para US$ 150 nas fronteiras terrestres e usou de influência no Palácio do Planalto e Ministério da Fazenda para voltar atrás da decisão e se beneficiar do prestígio entre a população afetada pela medida.
Para o deputado Fernando Francischini, líder do Solidariedade, Gleisi sabia que o governo pediria a redução da cota e negociou a suspensão da medida. Ela teria ido ao Paraguai no dia em que o governo voltou atrás para se beneficiar politicamente. Ela era chefe da Casa Civil e tinha pleno conhecimento de que iam baixar a cota, e depois que virou candidata usou poder político para voltar com a mesma cota, acusa. Francischini e o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) anunciaram que estudam entrar com uma representação por crime eleitoral contra Gleisi.
Segundo o governo federal, a ex-ministra Gleisi Hoffmann (PT) não foi enviada para informar ao governo paraguaio a decisão de recuar na redução do limite da cota de importação. A assessoria da candidata afirma que Gleisi estava no Paraguai para outra agenda e aproveitou a decisão do governo para fazer o comunicado ao governo vizinho. A senadora afirmou que a decisão de reduzir a cota fazia parte da regulamentação de uma lei sobre freeshops e não deveria tratar da cota neste momento. Ela só aproveitou a presença no país vizinho para fazer o comunicado oficial.
O Ministério da Fazenda informou que a cota reduzida para gastos no exterior com isenção do Imposto de Importação entrará em vigor em julho de 2015. A medida é para fomentar a criação das Lojas Francas, previstas pela Lei 12.723, de 9 de dezembro de 2012, que serão instaladas nas fronteiras terrestres. Segundo o órgão, a Portaria 307 tem por objetivo regulamentar o processo de instalação dessas lojas Duty Free.