As escolas de dança do Paraná têm prazo até 25 de agosto para pleitear o uso de um dos seus auditórios do Teatro Guaíra para fazer apresentações no segundo semestre de 2014. A portaria número 26/2014-CCTG foi assinada nesta sexta-feira (25) pela diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter. 

Ela explica que o processo é realizado todos os anos para disciplinar a concessão de datas, uma vez que o Guaíra não dispõe de espaço para todas as escolas. A escolha é feita pela direção artística da instituição, usando como critério o número de alunos da escola e a viabilidade técnica da montagem. 

No Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o Guairão, estão disponíveis os dias 3, 4, 24 e 25 de novembro e 8, 9, 16 e 17 de dezembro. Para o Auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha, estão abertas as datas de 25 e 26, 27 e 28, 29 e 30 de novembro e os dias 5 e 6, 8 e 9 de dezembro. 

As escolas devem formalizar o pedido especificando o auditório e a data pretendida. A solicitação deverá ser enviada à Diretoria Artística do Centro Cultural Teatro Guaíra, contendo necessariamente o tempo de funcionamento e o número de alunos matriculados na escola; a sinopse do espetáculo e informações técnicas e/ou descritivo sobre cenário e iluminação. Propostas que não apresentem estas informações não serão analisadas. 

As escolas selecionadas terão dois dias à disposição – o primeiro para montagem, no horário das 13h às 19h, e o segundo dia para ensaio e apresentação do espetáculo, das 13h às 23h. Em caso de coincidência de solicitação de datas e auditório, a direção do Guaíra vai agendar encontro entre as escolas envolvidas em busca de um acordo. Não havendo acordo, será procedido um sorteio na presença dos interessados. 

Para os espetáculos, o Teatro Guaíra providenciará, a título de apoio cultural, equipamento de luz, linóleo e supervisão técnica. Cada escola é obrigada a arcar com a contratação da equipe responsável pela criação do espetáculo composta, basicamente, por cenógrafo, iluminador e sonoplasta.