A Microsoft anunciou o lançamento do Nokia Lumia 530, smartphone de configurações intermediárias que custará cerca de US$ 255. Em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira (23), a empresa afirmou que o aparelho estará disponível em ‘mercados selecionados‘ a partir de agosto. A data de chegada e o preço no Brasil não foram confirmados.

O dispositivo é o Lumia mais barato já lançado pela Microsoft, e foi apresentado uma semana após a companhia anunciar a descontinuação da Nokia X, linha de smartphones de preços acessíveis que roda o Android da rival Google. Na ocasião, o chefe da divisão de dispositivos da Microsoft, Stephen Elop, disse em carta aberta que a Microsoft pretendia começar a oferecer aparelhos com Windows Phone por preços mais acessíveis.

O Lumia 530, que roda Windows Phone 8.1, tem tela de 4 polegadas com resolução de 854 x 480 pixels. O processador de quatro núcleos é o Snapdragon 200 de 1,2 GHz com 512 Mbytes de RAM. A câmera é de 5 Mpixels ­o dispositivo não possui câmera frontal, mas permite tirar ‘selfies‘ por comandos de voz. O aparelho será lançado nas cores laranja, verde, branco e cinza.