Será realizada hoje, em Curitiba, a pré-estreia do curta-metragem O Balé da Chuva, estrelado pela atriz Letícia Sabatella e baseado no livro de mesmo nome da escritora Marilza Conceição. A sessão está marcada para as 11h10 no Cinemark Mueller, é aberta para convidados. O filme em breve será exibido no quadro Casos e Causos, do programa Revista RPC.

Leticia nasceu em Belo Horizonte, mas é de família curitibana e veio para cá ainda pequena. Aqui morou até os 20 anos. Chegou a cursar Artes Cênicas na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), entre 1989 e 1991.

Com uma narrativa ousada e um visual que remete à fantasia do imaginário das crianças, o filme traz como protagonista a menina Lalá (Ariane Gomes), que não consegue dormir durante uma noite de tempestade. De forma lúdica e carinhosa, sua mãe Eugênia (Letícia Sabatella) lhe ensina a não temer o fenômeno da natureza, ao mesmo tempo em que conversa com a filha sobre a perda do pai (Andrew Knoll).

A ideia de adaptar o livro O Balé da Chuva para o cinema vem de 2009, quando o diretor Henrique Faria escreveu a primeira versão do roteiro. “Tentei realizar o curta-metragem participando de editais, mas na época não consegui ser selecionado, e deixei o projeto engavetado. Neste meio tempo, um amigo de São Paulo chegou a fazer um projeto de série de animação a partir do roteiro, que também não pôde ser realizado”, comentou Faria. Até que em outubro de 2013, a RPC TV selecionou O Balé da Chuva para um projeto de desenvolvimento de roteiros para curtas-metragens, que por dois meses teve orientação do roteirista David França Mendes (o mesmo do longa-metragem Corações Sujos).
 
Ao todo, foram escritos cinco tratamentos do roteiro até chegar à versão definitiva, filmada pelo próprio Henrique Faria. Por ser um livro autobiográfico, as mudanças que fiz não condiziam com os acontecimentos vividos pela autora. No começo ela não concordou e isso gerou um impasse. Conversamos bastante sobre isso, até ela se convencer de que as mudanças seriam benéficas”, justifica.

SERVIÇO
Pré-estreia de O Balé da Chuva
Quando: Hoje, às 11h10
Onde: Cinemark Shopping Mueller (Avenida Cândido de Abreu, 127, Centro)
Quanto: Sessão aberta para imprensa e convidados.