FABIANO MAISONNAVE, ENVIADO ESPECIAL
CARACAS, VENEZUELA – Em discurso durante a reunião de cúpula do Mercosul nesta terça-feira (29), a presidente Dilma Rousseff voltou a criticar “o uso desproporcional da força” de Israel na faixa de Gaza.
O bloco deve aprovar um comunicado pedindo um cessar-fogo imediato na região.
“Desde o princípio, o Brasil condenou o lançamento de foguetes e morteiros contra Israel e reconheceu o direito israelense de se defender. No entanto, é necessário ressaltar nossa mais veemente condenação ao uso desproporcional da força por Israel na faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças”, afirmou Dilma.
Antes, os presidentes Nicolás Maduro (Venezuela) e Cristina Kirchner (Argentina) também haviam criticado a ofensiva em Gaza.
O mandatário venezuelano, presidente pro tempore do Mercosul, disse que o bloco divulgaria ao final do encontro um comunicado pedindo um cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas, que controla Gaza.
Na semana passada, o governo brasileiro condenou oficialmente a escalada de violência em Gaza sem citar ações tomadas pelo Hamas e chamou seu embaixador em Tel Aviv, Henrique Pinto, de volta ao Brasil para consultas.
Em reação, o porta-voz da Chancelaria israelense Yigal Palmor chamou o Brasil de “anão diplomático”.