RIBEIRÃO PRETO, SP – Sem fornecer água diretamente para 60% da população há 15 dias, a Prefeitura de Brodowski (339 km de São Paulo) alugou uma bomba para fazer a captação num dos poços da cidade.
O equipamento alugado, que deve ser instalado até sábado (2), vai substituir uma bomba que quebrou e deixou mais da metade da cidade sem abastecimento.
De acordo com a prefeitura, a estimativa é que o fornecimento seja normalizado até a próxima segunda-feira (4).
No último dia 15, a bomba que garantia o abastecimento para 13,6 mil pessoas quebrou.
Apesar de estar na garantia, o fabricante do equipamento faliu e a prefeitura ainda não localizou os novos donos da empresa. Por isso a bomba sequer foi enviada para conserto.
“A informação que nós tínhamos era de que a empresa teria sido comprada, mas fomos até o local indicado e não havia ninguém lá. Não temos para onde enviar o equipamento”, disse Olavo Dalpogeto, diretor do Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brodowski).
Ainda de acordo com Dalpogeto, a bomba será instalada a 600 metros de profundidade.
Para garantir o abastecimento, a prefeitura contrata caminhões-pipa para fornecer água à população. As prefeituras de Ribeirão Preto, Franca e Jardinópolis já auxiliaram o município com veículos.
De acordo com Dalpogeto, a prefeitura já gastou R$ 350 mil com o abastecimento por meio de caminhões-pipa e disse que se não fosse a ajuda dos municípios, as despesas já teriam atingido R$ 450 mil.