Peter, um menino de oito anos, parecia muito bem, obrigado, com seu walkman naquele ano de 1988. Mas o destino lhe pregou duas peças. Primeiro, ele viu a mãe, que agonizava com uma leucemia, morrer. Depois, ao sair chorando do hospital, foi abduzido —isso mesmo — por alienígenas vindos sabe-se lá de onde. Assim começa Guardiões da Galáxia, que estreia hoje em Curitiba.

Guardiões da Galáxia pertence ao Universo Marvel, o mesmo de Homem-Aranha, Wolverine, X-Men, Homem-de-ferro, Capitão América, Hulk, Thor, Quarteto Fantástico e tantos outros. Esses são os heróis mais glamourosos da editora de quadrinhos. Há o lado B, que contém por exemplo Namor e o Motoqueiro-Fantasma. E há o lado B do lado B. Nessa categoria entram os Guardiões da Galáxia.

Passados 26 anos, Peter se tornou um saqueador, uma espécie de mercenário-caçador-de-tesouros. Um Indiana Jones do Universo, só que sem os blá-blá-blás históricos. Parece muito bem, obrigado, ouvindo a mesma fita do mesmo velho walkman enquanto rouba seus tesouros à la Indiana Jones — cheio de perigos antes de ter o artefato em mãos e cheio de inimigos querendo o couro depois.

Entre os inimigos que querem seu couro está Ronan, um guerreiro Kree que age a mando de Thanos (aquele mesmo que apareceu rapidamente em Os Vingadores). Quando o artefato em questão — o tal Orbe, que se parece com uma lua metálica e tem o tamanho de uma bola de beisebol — lhe escapa, Ronan destaca Gamora, uma guerreira assassina que, acredita-se, é filha de Thanos. Caberá a ela perseguir Peter e pegar o Orbe.

Na batalha entre os dois, no planeta Xandor, eles cruzam o caminho de Rocket Racoon, um guaxinim-falante cheio de ideias mirabolantese um currículo cheio de fugas, e Groot, um homem-árvore. O encontro de todos é bastante destrutivo. Como os quatro causam um estrago colossal, vão todos presos. Na cadeia, Gamora é jurada de morte por Drax, um sujeito cheio de músculos e sede de vingança, que acusa os Kree de ter assassinado sua mulher e sua filha.

Um terráqueo, uma assassina, um guaxinim, um homem-árvore e uma montanha de músculos. Está aí uma equipe improvável. Mas eles percebem que é melhor trabalhar juntos, mesmo porque há dois objetivos em comum. Primeiro, escapar da prisão à prova de fugas. Depois, vender o Orbe para quem pagar mais — um sujeito, um tal de Colecionador, estaria oferecendo 4 bilhões de créditos, a moeda universal. Afinal, o Orbe pode ser muito mais do que parece. Tudo apimentado por diálogos-Marvel — em determinado momento, Peter faz aquele gesto de passar o dedo no próprio pescoço para sugerir a Drax que poderá matar os Kree se se juntar ao bando, ao que ouve como resposta: se eu pegar os Kree, por que vou passar o dedo na garganta deles?

Assim como em Os Vingadores, os Guardiões da Galáxia se tornam uma equipe por causa das circunstâncias — quem batiza o grupo com esse nome, por sinal, é um outrem. Assim como Os Vingadores, esses Guardiões são parte de um plano maior da Marvel. O Colecionador, por exemplo, já tem a posse do Tesseract, entregue a ele no fim de Thor 2. E falta explicar por que, afinal de contas, Peter foi abduzido. A ideia do estúdio é explorar mais esse universo e colocá-lo na rota de Os Vingadores 3 — nesse meio-tempo, ainda haverá um Vingadores 2, atualmente em fase de produção. Mais dominação da galáxia do que isso é impossível.


QUEM SÃO OS QUARDIÕES

PETER QUILL
(Chris Pratt)
Humano. Cheio de lábia e truques. Adotado por um líder de um bando de mercenários alienígenas.

GAMORA
(Zoe Saldana)
Assassina verde. Todos acham que ela é filha de Thanos. Mas ela esconde um segredo.

ROCKET RACOON
(Bradley Cooper)
Guaxinim trapaceiro. Capaz de proezas como bolar uma fuga de uma prisão à prova de fugas.

GROOT
(Vin Diesel)
Árvore humanoide, capaz de renegerar membros ou fazê-los crescer. Só sabe falar Eu sou Groot.

DRAX, O DESTRUIDOR
(Dave Bautista)
Montanha de músculos. Perigoso, tem sede de vingança. E não conhece metáforas.