A França fica de frente para o mar e tem 5.500 quilômetros de costa. Do Norte da França até o Mediterrâneo, pintores como Monet, músicos como Debussy e poetas como Trenet sempre se inspiraram no mar.

A costa francesa, uma longa faixa de terra e areia margeando o mar, é sempre objeto de medidas de proteção ambiental. A primavera, com seus feriados e férias, os longos finais de semana, é a estação preferida para explorar a costa e descobrir suas heranças históricas e culturais. São as viagens feitas de sol, areia, pedras, seixos rolados, brisa marinha, ventos, mudanças climáticas, para serem aproveitadas em cavalgadas, passeios de bicicleta por caminhos especiais, trajetos de carro pelo interior de pequenas vilas.

Mas. Sempre há um mas. Os preços da Côte d’Azur estão sendo considerados os mais elevados entre os balneários da França. A pesquisa foi feita com a tarifa média de um quarto duplo , o menos caro possível, em um estabelecimento de pelo menos 3 estrelas. Mônaco tem ofertas de 164 euros. Cidade totalmente urbanizada, tem muitos hotéis de luxo e se posiciona em segundo lugar na listagem.

Saint Tropez sai disparado na frente: 221 euros é a tarifa média que se deve pagar para uma noite na região. Cerca de 60 euros a mais do que em Mônaco. A cidade por si só já é uma lenda. Descobrir uma região genuinamente provençal na área bem conservada, onde o conforto e o bem estar estão em primeiro lugar, fazem o charme local.

O que ver: fazer caminhadas pelas trilhas, conhecer o campo de golfe, visitar a escolha de vela, participar ou assistir regatas. Destaque para a cidadela, o porto e a cidade velha, além das vilas no alto da colina na península. Percorrer os museus.

Boa idéia é ficar em um apartamento de 80 metros quadrados, para 4 ou 6 pessoas, em uma vila ou antiga fazenda, no coração de um vinhedo, com vista para a baia de Pampelonne. A partir de 500 euros, entre 1º de março e 30 de junho. Anote, para o próximo ano. Veja em www.santi-tropez.st

Antibes coloca na tabela 162 euros por noite. É o terceiro balneário que se situa exclusivamente na Côte d’Azur. A cidade fica ao norte de cap d’Antibes, com uma paisagem marítima voltada para a Baie des Anges, em Nice, visível a leste. É a segunda cidade com maior população do departamento.

Port Grimaud, considerada a Veneza Provençal, tem hotéis com diárias de 158 euros. Port Grimaud fica no coração do golfo de Saint-Tropez e tem três grandes divisões, ocupando 75 hectares, com um total de 2.400 quartos, mais de 2.000 lugares na marinha para barcos de lazer, 7 km de canais, 14 km de cais e 12 ilhas.


Saint Tropez, cidade que já é lenda, é também o balneário mais caro da região

Capbreton tem hotéis oferecendo estada por 157 euros a noite. É preciso chegar até lá, para sair do Mediterrâneo. Capbreton é um porto de lazer e um balneário famoso, bem em frente de Hossegor, no oceano Atlântico.

Porto Vecchio baixa a tarifa para 143 euros. É a terceira cidade com maior população da Ilha da Beleza, a Córsega, e fica em 8º lugar na questão de preços da hotelaria. Porto Vecchio é famosa pela beleza das praias nas proximidades: Cala Rossa, Palomebaggia, Santa Giulia. Ajaccio é a capital da Córsega, junto de um dos mais bonitos golfos do mundo. Guarda ainda o charme elegante de uma pequena cidade aberta ao sol do Mediterrâneo.

O que dá para fazer: esquiar e caminhar na neve, uma hora distante de Ajaccio (em março). Provar ouriço do mar, tomar banho de sol, fazer viagens de barco (entre abril e maio); scuba driving, canoagem, fitness, caminhadas nas trilhas do Chemin des Crêtes, uma verdadra varanda de plantas acima de Ajaccio. Ou cavalgar com instrutores.

A cidadela genovesa e o velho porto, catedral, a Casa de Bonaparte, a Ville d’Hiver e sua mansão, a biblioteca municipal, com sua coleção de livros de antiquário, o mercado. E as Ilhas Sanguinaiires, a Milelli (casa de campo de Bonaparte). Visitar o Museu Fesch também é parte do roteiro, por causa de sua grande coleção de pintores italianos exposta em uma área de 3 mil metros quadrados. É a segunda coleção do gênero na França, depois do Louvre.

A grande festa acontece na primavera, de 30 de maio a 1 de junho, celebrando Saint-Érasme, padroeiro dos pescadores. É um animado e colorido festival, incluindo a procissão à beira mar, benção dos barcos, brincadeiras, jogos e torneios, além de muita comida com frutos do mar. Veja em www.tourisme.fr/ajaccio para saber mais sobre a vida agradável na cidade, berço natal de Napoleão.

Juan-les-Pins custa ainda menos: 124 a noite e fica em 16º lugar na classificação. Juan-les-Pins é conhecida pela sua história ligada aos escritores americanos Ernest Hemingway e Francis Scott Fitzgerald. A oeste de cap d’Antibes, o balneário foi descoberta pelos ricos e famosos e ganhou fama internacional nos anos 1920.

Île de Ré – em 18º lugar, a ilha tem diárias de 123 euros. Fica na frente de Ajaccio e Argèls-sur-Mer e é a quarta maior ilha da França metropolitana. Muito turística, no meio do litoral atlântico, ao largo da costa de Charante,-Maritima e perto de La Rochelle, dista menos de 2 km do continente.

COSTA DAS BALEIAS
Fica no extremo sul da Bahia, a Costa das Baleias, combinando para o turista a experiência de vivenciar a herança indígena e a portuguesa. A partir de julho, e até novembro, em diversos pontos da costa aparecem as baleias jubarte, fazendo acrobacias e cantando nesta época de procriação e amamentação dos filhotes.

É terra de muito sol e praias, e um arquipélago que atraiu Charles Darwin, no século XIX. O litoral é marcado por falésias de até 25 metros, debruçadas sobre o mar, portão de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, formado por cinco ilhas, com aproximadamente 6.000 hectares.

O parque reúne biodiversidade única em mar de águas oceânicas rasas, cristalinas, recifes de corais raros e cavernas submarinas. Abrolhos permite praticar mergulhos para conhecer os recifes e cavernas submarinas, fazer safári fotográfico e participar de outras atividades ecoturísticas da região. Para visitar o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é necessário autorização do Ibama.


Dias de praia na beira do Sena, que todos merecem

SOL E PRAIA
A costa do Prado tem falésias em diferentes tonalidades, que se misturam com as planícies e praias de águas mornas e piscinas naturais. Cumuruxatiba e do Tororão são famosas. Corumbau é uma enseada de águas tranquilas ao norte do município, boa opção para o banho de mar.

A cidade de Prado conserva casarios dos séculos XVIII e XIX e disputa com Porto Seguro o título de local do descobrimento do Brasil. Lá teria acontecido o primeiro contato entre os índios e a esquadra de Pedro Álvares Cabral, na foz do Rio Caí. Prado se destaca pelo rico folclore, artesanato, e funciona como um difusor da cultura popular. Entre Salvador e Prado são 805 km via ferry-boat ou 812 km via BR 101.

Ao sul de Prado fica Alcobaça, com praias de águas tranquilas, entrecortadas por manguezais e rios. Quando a maré está baixa no Recife das Timbebas, a 11 km da costa, é possível mergulhar nas piscinas naturais de corais submersos. Alcobaça, conhecida como Princesinha de Abrolhos, ficou famosa pela hospitalidade e guarda em seus mares tesouros dos piratas franceses e memórias das primeiras expedições colonizadoras. O Centro da Cidade mantém construções do século XIX, como a Matriz de São Bernardo, a Cacimba do Conselho e os sobrados das ruas Pedro Muniz e Senador Melgaço.

Caravelas é procurada por suas belas praias, como Iemanjá, Kitongo, Grauçá. A praia de Iemanjá é ideal para surfar ou praticar windsurfe. Caravelas é o principal ponto de partida de excursões para Abrolhos. Ainda guarda casas com fachadas de azulejos portugueses e de Macau. Como destaque, a Matriz de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e a igreja de Santa Efigênia, com imagens dos séculos XVII e XVIII. O porto tem importância histórica e de lá partem embarcações para Abrolhos.

O litoral de Nova Viçosa é mais um portão de entrada para o arquipélago de Abrolhos, com remanescentes da Mata Atlântica e ilhas como Barra Velha e Coroa Vermelha. A Festa da Baleia é atração em julho, quando acontecem desfiles, caminhadas ecológicas, festival de culinária local, shows pirotécnicos e eventos esportivos.

A Costa Dourada, em Mucuri, tem praias ainda pouco exploradas e ganhou fama pela falésias no litoral, que refletem o brilho do sol, formando um paredão à beira mar. Próximo à sede do município fica a barra do Rio Mucuri, um manguezal de grande beleza.


DESTAQUES

LONDRES-MARSELHA DE TREM
Marselha-Londres pelo Eurostar: a partir de 1º demaio de 2015, um trajeto que será feito em 7 horas na ida, e 6 horas na volta. A Eurostar confirmou que a nova linha vai passar por Avignon, Lyon e Lille Europa (parada administrativa), o que fará o passageiro ganhar l/2 hora no tempo de viagem, ao suprimir a mudança de estação em Paris.

Entre as estações Saint-Charles e Saint-Pancras o trajeto será feito em 7 horas, e menos uma hora, no sentido inverso, quando as formalidades serão realizadas no trajeto além Mancha. A escolha de Marselha tem suas razões. A primeira delas, é que o Turismo vem ganhando cada vez mais projeção internacional, principalmente graças a seu título de Capital Européia da Cultura.