Estudantes da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva, no Cajuru, venceram a etapa local da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizado no sábado (02) no Ginásio do SESI Boqueirão. Os estudantes conquistaram 1ª, 2.ª e 3.ª colocação e garantiram a vaga etapa regional da Olimpíada que será em Londrina, no fim deste mês. O evento foi fruto da parceria entre ministérios da Ciência e Tecnologia, Educação e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq).

O grupo vencedor é formado por 12 estudantes das turmas de 6.º ao 9.º ano da Escola Coronel Durival de Britto e Silva. Os meninos e meninas realizaram com perfeição os desafios propostos na competição. Construíram e programaram um robô e com ele desenvolveram tarefas surpresa, anunciadas durante a competição. Cada tarefa exigiu uma nova programação do robô, demonstrando o domínio dos estudantes com a robótica.

A gerente de Tecnologias Educacionais da Secretaria, Fabrícia Gomes, acompanhou o desempenho dos estudantes que competiram com outras dez equipes. Para ela, os estudantes são talentosos e devem repetir o resultado na próxima etapa, mesmo sendo uma fase mais difícil. A classificação para a regional é fruto do trabalho da escola. Agora é se preparar para a próxima fase para fazer trabalhos impecáveis como os que pudemos ver no sábado, disse Fabrícia.

A participação na competição foi um grande aprendizado para as crianças. Vai além da montagem e planejamento dos robôs, ao treinarem e participarem em competições os estudantes aprofundam os conhecimentos de Matemática e Física, além do trabalho em grupo e a resolução de problemas, disse a diretora da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva, Anaí Rodrigues Santos.

O estudante Pedro Roberto Vieira, de 11 anos, conta que observou os robôs das outras equipes para aprender novas maneiras de montar os objetos. Montar é fácil. Nosso papel é lançar o robô e contar com a sorte. Eu acho que deu certo, disse o estudante.