Na última sexta feira, dois hotéis de luxo abriram portas em Paris. O Península foi inaugurado como quarto hotel do gênero em quatro anos na Cidade Luz. E o Plaza Athénée, que permaneceu fechado durante 10 meses para reformas, reabriu portas mais luxuoso do que nunca. Símbolo do luxo parisiense na Avenida Montaigne, o Plaza Athénée teve um orçamento de 200 milhões de euros, sendo 100 milhões para as reformas propriamente ditas, e outros 100 milhões na compra de 5 mil metros quadrados de terreno junto ao hotel.

Agora o Plaza tem 17 quartos e suítes suplementares, num total de 208 apartamentos, além de um novo bar. Alain Ducasse, um dos mais famosos chefs franceses da atualidade, faz seu retorno ao hotel, dirigindo um novo restaurante especializado em peixes. O Plaza Athénée, que tem um movimento anual de 80 milhões de euros, promete não modificar as tarifas de antes da reforma, que estavam em torno de 1.180 euros em outubro passado, no momento em que fechou para obras.

Dayse Regina Ferreira

O passado ganhou vida nova em Berlim, uma das cidades mais movimentadas do mundo

Toda hotelaria parisiense de hotéis-palácio está passando por modificações no aspecto interior antigo, que está sendo trocado por instalações mais modernas. O Península levou quatro anos e meio para ficar pronto e o novo endereço de hotéis asiáticos marca o início de novos empreendimentos, sendo o primeiro da rede na Europa. Fica junto do Arco do Triunfo, onde antes funcionou o centro internacional de conferências do Ministério dos Assuntos Estrangeiros. Seus proprietários pretendem fazer dele uma marca na memória dos usuários, como o mais belo estabelecimento da França.

Está deflagrada a guerra dos palácios, movimentando a cidade desde que começaram a chegar as cadeias asiáticas como Raffles ( em outubro de 2010), Shangri-la ( fins de 2010) e Mandarim Oriental ( meados de 2011). Foram novidades que desafiaram os veteranos na hotelaria de luxo, de prestígio, que estavam já empoeirados pelo tempo.

Foi a concorrência que obrigou o famoso Ritz, o Crillon, o Plaza Athénée e o Lutetia a fecharem portas para renovação, única maneira de fidelizar clientes, que exigem cada vez mais conforto e modernidade, e de conquistar uma nova clientela, sempre disposta a descobrir e usufruir novidades.

Reprodução

O Victoria Palace, que já completou 100 anos, passou por um lifting e ganhou cinco estrelas

O Península, que tem 80% dos fundo da Katara Hospitality e 20% do The Hongkong e Shangai Hotels, está oferecendo tarifas promocionais de inauguração entre 695 e 750 euros o quarto. No futuro próximo, as tarifas se ajustarão em torno de 1000 euros. Em 2000 eram 8 hotéis na categoria luxo em Paris. Em 2016, com a inauguração do Le Cheval Blanc, serão 14.

Para se firmar nos céus estrelados de ricos e famosos, um hotel de alto nível leva de dois a três anos. Custando 800 milhões de euros, é um investimento faraônico. Aos céticos, é bom lembrar: quando o Four Seasons foi inaugurado em 1999, com 245 apartamentos, ninguém pensaria que, 15 anos depois, o Goerge V (Four Seasons) estivesse entre um dos primeiros no ranking luxo, com as melhores tarifas.

Dayse Regina Ferreira

No outro lado do Muro, Berlim ocupa velhos prédios com grafites, bares e lojinhas

Segundo o Office de Tourisme et des Congrés de Paris, entre 2000 e 2015, a oferta hoteleira de alto nível terá crescido 50%, passando dos 9 estabelecimentos – Ritz, Crillon, George V, Meurice, Royal Monceau, Bristol, Plaza Athénée, Prince de Galles, Lutetia – para 15, com os novos Park Hyatt, Fouquet’s Barrière, Shnagri-la, Mandarim Oriental, Península e o próximo, Cheval Blanc – de 1639 quartos para 2.446 quartos em 15 anos.

Depois do Plaza Athénée, o Ritz e o Crillon prometem reabrir portas em 2015, ampliando a já forte concorrência do setor. O Le Cheval Blanc (LVMH) será inaugurado em 2016, no prédio da antiga – e bela – loja de departamento Samaritaine, na beira do Sena.

Dayse Regina Ferreira

Alemanha reunificada comemora 25 anos da Queda do Muro de Berlim

Paris é a cidade mais visitada do mundo e conta com 80 mil quartos de hotel em todas as categorias, sendo 2 mil só no setor de alto nível.


DESTAQUES

CRUZEIRO NA ÁSIA
A Oceania Cruises está divulgando seu cruzeiro pela Ásia no reformado Náutica, com início no dia 21 de fevereiro de 2015. Serão 17 noites entre Hong Kong e Beijing, com cabines de varanda a partir de 3.530 dólares por pessoa. Quem quiser viajar em março, tem saída no Náutica dia 26, entre Tóquio e BangKok, a partir de 4.317 dólares por pessoa na cabine com varanda. É só embarcar no hotel flutuante e fazer a viagem sem pressa, numa jornada épica que vai marcar a vida para sempre.

São cruzeiros com visitas ao Palácio Imperial de Tóquio, passeio em BangKok incluindo o pequeno Buda de esmeralda, e o templo coberto de folhas de ouro Kinkakeiji Zen em Tóquio. E não dá para perder o espetáculo dos acrobatas chineses em Shangai, uma tradição desde 700 antes de Cristo. Outra experiência fascinante será o contato com uma família local de Dalian, para conhecer o estilo de vida da região. Uma viagem cultural, com marcas da história e do patrimônio gastronômico de cada lugar. Taxas a partir de 979 dólares e crédito a bordo de 200 dólares.

Fotos: Reprodução

O luxo também é feito de detalhes no The Peninsula

NOVA GERENTE AZ
Alexandra Tortora é a nova gerente de vendas Alitália no Brasil. Chega com grande experiência, tendo trabalhado na Varig e Copa Airlines e sido gerente comercial do departamento aéreo da Agaxtur Turismo.

FÓRMULA I COM A TAM
A Tam Viagens já iniciou a venda de pacotes para o Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1 – 2014, em São Paulo (Autódromo de Interlagos), para o período de 7 a 9 de setembro .O produto é uma tradição desde 2005.

Para 2014 os pacotes terão arquibancada exclusiva Tam Viagens, na Reta Oposta de Interlagos, com serviço de alimentação (finger food) e bebidas, transporte com acesso aos bolsões de estacionamento, auxílio de guia e coordenadores, área de convivência atrás da arquibancada, monitores de TV para acompanhamento da corrida e sanitários exclusivos. Além de um kit Tam Viagens. Os pacotes são diferenciados: Pole Positione Racing, com passagens aéreas e hospedagem, e o Acelera, com hospedagem ou com hotelapenas o ingresso para o evento, incluindo transfer.


O hotel-palácio Crillon também fechou portas, e vai renascer sob direção do Qatar

O Racing é perfeito para quem não está em São Paulo, incluindo passagens aéreas, 2 ingressos (sábado e domingo), 1 noite no Hotel Blue Tree Verbo Divinbo e transfer hotel/autódromo/, com tarifa a partir de 3 mil reais.

O Acelera é para quem está em São Paulo, custando cerca de 2 mil reais com ou sem hospedagem para o dia da corrida, estacionamento no hotel relacionado e transfer hotel/autódromo/hotel. Veja em www.tamviagens.com.br

UM SÉCULO DE PONTE AÉREA
Comemorando os 100 anos da ponte aérea Rio-São Paulo, a Tam organizou uma exposição especial homenagenado o aviador Eduardo Pacheco Alves, conhecido como Edu Chaves. Foi quem partiu da Mooca no dia 5 de julho de 1914, no monomotor Gromo de 80 cavalos, para voar até a capital fluminense. Os 450 km foram percorridos em 6 horas sem escalas, em uma altitude de 2 mil metros ( 3 mil ao atravessar a Serra do Mar) em uma velocidade de 80 km/hora.

A exposição com detalhes da vida e trajetória de Edu Chaves pode ser conferida de quarta a domingo, das 10 às 16 horas, no Museu Tam, Rodovia SP 318, km 249 – São Carlos, SP. Nas quartas feiras o ingresso é gratuito.


Fachada do The Península, inaugurado na sexta feira em Paris

FOLCLORE UCRANIANO
Verkhovyna, Grupo Ucraniano de Danças e Cantos, parte da Associação Ucraniana Juvenil do Canadá, formado em 1974, está em tour pela América do Sul neste mês de agosto. Vai fazer apresentação em Curitiba no dia 15 de agosto, no Clube Poltava, rua Pará, Água Verde. Peça informações na Dnipró Gold, 3077-0488.

VOLTA AO MUNDO EM 180 DIAS
É programa da Oceania Cruises. As reservas estão abertas para o cruzeiro no navio Insignia, que inicia viagem em 4 de janeiro de 2016, partindo e retornando do porto de Miami. Será a terceira Volta ao Mundo Oceania, visitando 92 portos em 45 países nos 5 continentes. O viajante terá a chance de conhecer 54 locais apontados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e atravessará quatro vezes o Equador, navegando um total de 47. 068 milhas náuticas, sempre aproveitando a famosa gastronomia a bordo, um destaque da frota Oceania. Até 31 de dezembro deste 2014, as ofertas promocionais estarão ainda válidas. Saiba tudo dos roteiros e tarifas na [email protected]

COLEÇÃO ABELLÓ
Começa em 2 de outubro e permanece até 1º de março de 2015 a exposição das obras primas da Colleción Abelló no CentroCentro Cibeles de Madri. São 160 peças de uma das coleções privadas mais importantes do mundo. A exposição percorre 5 séculos de arte, do XV ao XX, com obras de grandes mestres da arte moderna do século XX, pouco presentes em coleções espanholas.


Foram quatro anos e meio necessários para que o The Peninsula, fosse inaugurado como primeiro hotel da rede na Europa

Será possível apreciar Berruguete, El Greco, Ribera, Zurbarán, Murillo, Canaletto, Goya, Ruxiñol, Casas, Fortuny, Gris, Bounard, Braque, Léger, Klee, Rothko, Picasso, Miró, Dali,Van Gogh, Degas, Modigliani, Klimt, Schiele, Grosz, Kandinsky, Munch, Matisse, Bacon, Tapies. A exposição vai marcar a serie Mecenazgo al servicio del arte,que desde 2012 está sendo apresentada no CentroCentro Cibeles, como as coleções Casa de Alba, de Helga de Alvear e a Coleção Masaven. Veja em www.centrocentro.org

QUEDA DO MURO DE BERLIM
Alemanha celebra 25 anos da queda do Muro de Berlim. A capital alemã e a cidade de Leipzig organizam calendário de eventos para 9 de novembro. 2014 tem um significado muito especial para a Alemanha por marcar um quarto de século da queda do Muro, em 1989, um dos principais eventos históricos do país, quando em uma fria noite de outono europeu, o funcionário da Alemanha Oriental, Günther Schabowski anunciou que os deslocamentos permanentes podem ser feitos através de todos os postos de fronteira entre os dois lados(de Berlim).

As principais festividades vão acontecer em Berlim, Leipzig e Dresden. Leipzig sai na frente, fazendo eventos entre 9 e 12 de outubro e na igreja de São Nicholas haverá evento especial em nome da Paz, no mesmo dia. Foi em Leipzig, na segunda feira 9 de setembro de 1989, após vigília em frente da igreja, que cerca de 70 mil pessoas fizeram manifestação pacífica, gritando Wir sind das Volk e Keine Gewalt: somos o povo, somos pessoas, e sem violência.

Foram essas manifestações que formataram a mudança, com consequências em todo o planeta. Berlim incluiu em seus eventos exposições sobre a Guerra Fria e a divisão do país. No dia 9 de novembro será feita uma instalação especial com balões de gás e luzes será colocada ao longo da antiga fronteira do Muro. Será um símbolo de esperança para um mundo sem muros. Bom, não custa sonhar, já que isso ainda não existe. O pesadelo continua e está cada vez mais pesado.

12 km de luzes atravessarão a região central de Berlim, durante todo um final de semana, permitindo aos visitantes andar ao longo da instalação, visualizando a extensão da antiga divisão.