SÃO PAULO, SP – O candidato do PV ao governo de São Paulo, vereador Gilberto Natalini, afirmou nesta terça-feira (5) que obras para mitigar o problema de abastecimento de água estão atrasadas por culpa do governo Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição.
“Não adianta o governador fugir do problema e dizer que é exploração política”, disse Natalini, rebatendo fala de Alckmin de segunda-feira (4), em sabatina promovida pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.
Apesar da crítica, até março deste ano, o PV ocupou a secretaria estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, diretamente ao problema do desabastecimento – o partido é aliado do PSDB no plano estadual desde a gestão José Serra (2007-2010). Antes, o partido teve um representante na Secretaria de Energia.
Mesmo assim, Natalini defendeu que o PV não tem responsabilidade direta pelo problema. “Muitas propostas foram colocadas [pela secretaria]”, disse o candidato. “Mas não é o secretário que manda no governo.”
TRANSPORTE
As críticas ao governo estadual também se estenderam aos transportes. Questionado se o governo tucano falhou na administração da área, Natalini afirmou que “se não falhasse, o trem estava andando”.
“O PV quer libertar as pessoas de serem escravas do automóvel, no quesito mobilidade urbana. A solução para São Paulo é o transporte sobre trilhos.”
O candidato também defendeu a inspeção veicular em todo o Estado – até hoje, a medida foi implementada apenas na capital – como forma de providenciar avanços ambientais.
Outro assunto abordado durante a sabatina foi a segurança pública. O vereador disse que, caso eleito governador, irá atuar em três frentes para melhorar a administração estadual na área: investimento em inteligência policial, integração das polícias militar e civil e diminuição da corrupção policial.
“O que falta é comando”, resumiu, criticando mais uma vez o governador Alckmin.