O atacante Douglas Coutinho, do Atlético Paranaense, foi convocado ontem para a seleção brasileira sub-21. A equipe, comandada pelo técnico Alexandre Gallo, disputará três amistosos no Catar, de 1º a 10 de setembro, contra Egito, Catar e Líbano. Coutinho tem 20 anos. 

Em 2014, a sub-21 pode ser chamada também de pré-olímpica. Isso porque esses jogadores serão sub-23 em 2016, quando serão disputados os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na Olimpíada, o futebol é disputado por jogadores sub-23, mas cada seleção pode levar até três jogadores acima desse limite de idade.
Vice-artilheiro do Brasileirão, com sete gols, Coutinho desfalcará o Atlético em três rodadas do Brasileirão: contra Goiás (31 de agosto), Palmeiras (7 de setembro) e Grêmio (10 de setembro).
Na última rodada, Coutinho começou no banco de reservas. Ele perdeu a posição para o meia Bady. A ideia do técnico Doriva, com essa mudança, era controlar mais o jogo, ter mais posse de bola e trabalhar melhor a bola no meio-campo. Na formação anterior, com Coutinho, o time vinha abusando dos lançamentos e dependia excessivamente dos contra-ataques. Tanto que era a equipe mais errava passes no Brasileirão (28%, em média), a que tinha menor posse de bola (44%) e a que mais tentava lançamentos (63 por jogo). Contra o Botafogo, no domingo, o Atlético teve 48% de posse de bola, errou 21% dos passes e fez 52 lançamentos.
O novo estilo foi aprovado por Doriva. Com o Bady a gente conseguiu ter mais criatividade e um pouco mais de bola. A nossa equipe transita muito rápido a defesa para o ataque, mas temos uma certa dificuldade para reter essa bola no campo ofensivo. Houve alguns momentos que conseguimos isso, eu gosto quando a nossa equipe consegue reter essa bola porque ficamos mais próximos do gol do adversário. Com certeza isso me agradou, afirmou o treinador.
Coutinho entrou no segundo tempo, no lugar de Cléo, quando a proposta do Atlético era apenas defender e contra-atacar – sem preocupação com armação e posse de bola. Eu gostei muito da formação. Eu já havia gostado do Cléo no jogo contra o Atlético-MG, é um jogador muito interessante, que consegue reter muito a bola ali na frente, e isso ajuda a equipe a fazer a transição entre e a defesa e o ataque. A tendência é continuar dessa maneira, disse Doriva.
Nesse novo formato, Coutinho tem mais chances de titular se disputar a vaga de Marcelo, que é o meia-ponta da direita no esquema tático 4-2-3-1. Para as vagas de Bady (meia-armador) e Cléo (centroavante), Coutinho não tem o perfil pretendido pelo treinador.

Na Baixada

Escalação
O Atlético terá a volta do lateral-direito Sueliton para o jogo de domingo, contra o Sport, em Recife. O jogador cumpriu suspensão e volta no lugar de Mário Sérgio. Nas demais posições, a tendência é que Doriva repita a escalação. O time ficaria com Weverton; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, João Paulo, Marcelo, Bady e Marcos Guilherme; Cléo.