RAFAEL VALENTE
SÃO PAULO, SP – O lateral direito Douglas voltou a treinar pelo São Paulo na manhã desta sexta-feira (22), após desfalcar a equipe por três jogos por um edema da coxa esquerda.
O jogador correu em volta do campo, treinou com bola, mas não deve enfrentar o Santos, no Morumbi, neste domingo (24), pela 17ª rodada do Brasileiro.
Segundo o técnico Muricy Ramalho, o motivo é porque Douglas está sem condições de jogo e não há nenhuma relação com a negociação existente com o Barcelona.
“Douglas é jogador do São Paulo. Se ele tiver condições de jogo, eu coloco. Enquanto não vier a notícia de que ele está fora do clube e, se estiver em condições de jogar, ele vai jogar. A gente está olhando com carinho, mas ele voltou a treinar recentemente”, disse Muricy.
Barcelona e São Paulo negociam há duas semanas a transferência de Douglas. O clube catalão ofereceu 6 milhões de euros (R$ 18 milhões) pelo jogador, mas nada foi assinado.
O São Paulo deseja vender o jogador, mas gostaria de ter o lateral direito ao menos até dezembro, o que neste momento é impossível. A janela de transferência do exterior para o Brasil fechou no último dia 13. Para manter Douglas, o time tricolor teria de “segurar” a venda até janeiro.
Mas este é outro entrave para a negociação ser concretizada. O Barcelona foi punido pela Fifa por causa da transferência de estrangeiros menores de 18 anos e não poderá contratar ninguém nas duas próximas janelas de transferência, em janeiro e julho de 2015.
Isso significa que o clube catalão teria de fechar o acordo até 31 de agosto deste ano, quando encerrará a janela de transferências na Espanha, e já contar desde agora com o jogador.
Segundo a diretoria são-paulina, a definição deve ocorrer nos próximos dias.
“Tem de resolver essa situação para a gente ver o que vai fazer. Não adianta responder que vamos repor e o Douglas ficar aqui porque criamos dúvidas no próprio atleta”, disse Muricy, descartando neste momento a contratação de um novo lateral direito.
Atualmente, o São Paulo tem para a posição Douglas, Luis Ricardo e Auro. Quando Douglas não pode jogar, Muricy prefere improvisar o zagueiro Paulo Miranda no setor.