RIBEIRÃO PRETO, SP – As aulas referentes ao primeiro semestre letivo na Unesp de Araraquara (a 273 km de São Paulo) serão concluídas apenas em setembro.
O prazo foi pelo conjunto de faculdades do campus depois da greve dos professores, que durou 136 dias e foi suspensa no último dia 5.
De acordo com a assessoria da universidade, na Faculdade de Odontologia, as aulas do primeiro semestre seguirão até o dia 15 de setembro.
No Instituto de Química, as aulas seguem até o dia 6 de setembro, enquanto na Faculdade de Ciências e Letras, o primeiro semestre só será finalizado no dia 8 de setembro.
Os alunos do campus terão uma semana de férias até o início do segundo semestre, que será iniciado no dia 22 de setembro e seguirá até 28 de janeiro.
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas foi a única que ainda não definiu o calendário de reposição das aulas.
REAJUSTE
Os professores do campus unidade aceitaram no último dia 5 a proposta feita pela universidade, que concedeu um abono de 21% nos salários de julho, e encerraram a greve. As aulas foram retomadas no dia 11.
Os servidores administrativos de Araraquara não aceitaram a proposta da universidade e continuam em greve.
No entanto, a greve pode ser retomada no próximo dia 3, quando está agendada uma reunião do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) e o Fórum das Seis (entidade que reúne os sindicatos de docentes e funcionários da Unesp, USP e Unicamp) para discutir o reajuste salarial.
Os trabalhadores das três universidades públicas estaduais entraram em greve em protesto à proposta dos reitores de não conceder reajuste salarial à categoria. O reajuste pedido por eles é de 9,78%. Os servidores, tradicionalmente, ganham reajuste em maio -em 2013, por exemplo, foi de 5,39%.