Revelado pelo Coritiba e há dois anos atuando pelo Kawasaki Frontale, o meia-atacante Renatinho, de 25 anos, viveu um triste episódio durante a partida contra o Yokohama Marinos, pela 21ª rodada do Campeonato Japonês, no último sábado. É que um torcedor do time adversário, que estava nas arquibancadas, mostrou uma banana ao brasileiro. O ato racista, porém, não ficou impune e o agressor foi banido dos estádios por tempo indeterminado.

O presidente do Yokohama, Akira Kaetsu, comentou o caso, pedindo desculpas aos atletas e dirigentes do Kawasaki Frontale, além das suas famílias. Ele ainda afirmou que o torcedor nega ter tido intenções racistas, que que foi punido porque todos pensam diferente.

Mitsuru Murai, presidente da Federação Japonesa de Futebol, também lamentou o caso. É lamentável presenciarmos esse tipo de comportamento nos estádios, apesar de nossos esforços, afirmou.

A partida acabou com vitória do Yokohama, que soma 30 pontos, aparecendo na 10ª colocação. Já o Kawasaki, apesar da derrota, segue firme na luta pelo título. A equipe tem 39 pontos, apenas dois atrás do líder, o Urawa Red.