O técnico Marquinhos Santos começou a trabalhar ontem no Coritiba. Ele substitui Celso Roth, demitido no domingo. Hoje, o treinador será apresentado oficialmente à imprensa e reestreia no comando da equipe amanhã, pela Copa do Brasil, contra o Flamengo.

O início não será fácil. Marquinhos terá que resolver cinco graves problemas da equipe. Um deles é a falta de controle emocional em campo. O Coxa é o 3º no ranking de indisciplina do Brasileirão, com 44 cartões amarelos e duas expulsões. Os dois cartões vermelhos, recebidos por Robinho e Leandro Almeida, demonstraram a gravidade da situação. Os dois foram lances infantis. O time também é o líder de falta cometidas da competição, com média de 19,7 por partida.
Melhorar o ambiente de trabalho entre os jogadores é outro desafio para Marquinhos Santos. O técnico terá que administrar a crise entre atletas e diretoria, que já teve ofensas do presidente do clube contra o elenco, carta de protesto dos jogadores e o intenso duelo entre Bom Senso (liderado por Alex, craque do time e ídolo da torcida) contra os dirigentes dos clubes (liderados por Vilson Ribeiro de Andrade).
A clima no vestiário também ficou negativo após os seguidos desabafos de Celso Roth. Em entrevistas coletivas, ele ofendeu o elenco, deixando claro que comandava um grupo sem qualidade.
Dentro de campo, o principal desafio de Marquinhos será arrumar o setor ofensivo. O Coritiba só tem um centroavante: Keirisson. E, segundo Celso Roth, o jogador não tem condições físicas de atuar. Zé Love, que tem características de segundo atacante, vem sendo improvisado como centroavante. O rendimento é baixo.
O meio-campo não vem funcionando nos dois momentos do jogo: com e sem a bola. As falhas de marcação e erros de posicionamento são críticos. O principal exemplo foi contra o Palmeiras, no sábado, três jogadores do setor erraram e permitiram o gol adversário. Com a bola, o Coritiba é o segundo time em passes errados no Brasileirão, com 26,6%.
O sistema defensivo – não apenas os zagueiros – vive uma crise na competição, principalmente nas jogadas de bolas paradas. Com a bola rolando, os erros individuais também assustam. Leandro Almeida, Luccas Claro, Baraka e Reginaldo já cometeram falhas graves em jogos recentes.

No Couto

Desfalques para amanhã
O técnico Marquinhos Santos reestreia pelo Coritiba amanhã às 22 horas, no Couto Pereira. O adversário é o Flamengo, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O treinador não terá o meia Alex, lesionado. Seguem em recuperação e são dúvidas para amanhã o meia Dudu, o lateral-direito Norberto e o volante Germano. O zagueiro Welinton, emprestado pelo Flamengo, não pode atuar devido a cláusula contratual.

Rosinei pode estrear
O zagueiro Leandro Almeida, expulso contra o Palmeiras, está suspenso no próximo jogo do Brasileirão, mas pode atuar na Copa do Brasil.
O meia Rosinei (ex-Corinthians), contratado na sexta-feira, pode estrear amanhã. Ele treinou entre os titulares no trabalho de ontem, que teve a seguinte formação: Vanderlei; Reginaldo, Luccas Claro, Leandro Almeida e Dener; Baraka, Helder, Robinho e Rosinei; Elber e Zé Love.

Robinho advertido
O meia Robinho foi julgado ontem pela 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O caso em pauta era a expulsão do jogador na partida contra o Flamengo, em 17 de agosto, no Couto Pereira. O jogador foi denunciado com base no artigo 250, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente.
O jogador recebeu apenas a punição de advertência. Com isso, pode jogar normalmente na próxima rodada. Por ter sido advertido, não será considerado réu primário no próximo julgamento. Ou seja, em caso de nova expulsão, a tendência é de uma suspensão maior.
Robinho foi defendido ontem pelo advogado Itamar Côrtes, da Scopo Sports, que já confiava em um bom resultado antes do julgamento. A intenção é provarmos aos auditores que o lance não merece punição superior à suspensão automática, já cumprida pelo Robinho, comentou Côrtes.