O Planeta PUC, Feira de Cursos e Profissões da PUCPR, será nos dias 11, 12 e 13 de setembro. Voltada para alunos do ensino médio, o evento é uma oportunidade para os vestibulandos escolherem a profissão que irão seguir. Nos estandes dos 58 cursos de graduação, os visitantes terão contato com a realidade de cada área e poderão conversar diretamente com os universitários e professores. Uma novidade é que quem fizer o cadastro no site do Planeta PUC www.pucpr.br/planetapuc receberá por e-mail informações focadas nos cursos de interesse. Além disso, os visitantes poderão conhecer as oportunidades de intercâmbio e pesquisa oferecidas pela instituição. É esperado um público de aproximadamente 33 mil visitantes nos três dias de evento.

 

Em Toledo, o Planeta PUC será nos dias 17, 18 e 19 de setembro, e em Londrina nos dias 23 e 24 do mesmo mês.

 

Entre as atrações, o curso de Educação Física terá o espaço Exergames, que propõe a realização de avaliação fisiológica a partir de jogos virtuais. No espaço, o peso e a altura dos participantes serão avaliados para obter o índice de massa corporal (IMC). Após esta etapa, um frequencímetro (aparelho que mede a frequência cardíaca) será colocado na pessoa avaliada que irá jogar por dois minutos e meio o jogo Active2 do Kinect. O resultado final irá indicar se o esforço foi leve, moderado ou intenso.

 

O curso de Medicina, em um ambiente simulado com manequins, dará um minicurso de ressuscitação cardiorrespiratória com duração de 20 minutos. A ideia é que os participantes aprendam a realizar o primeiro atendimento até a chegada da ambulância. Terá um vídeo introdutório e, simultaneamente, um professor e alunos darão as orientações.

 

Os alunos e professores do Direito prepararam o ambiente um de júri simulado e irão explicar como funciona o procedimento. Os estudantes de engenharia farão a tradicional guerra de robôs. A novidade é que neste ano a atividade acontece em uma mini arena e o jogo irá selecionar a equipe que participará da competição nacional de Robótica Móvel. A Filosofia apresentará o Túnel da Filosofia, em que os estudantes se fantasiam como os filósofos dos principais períodos e explicam quais as propostas que norteiam cada uma.

 

Pesquisa e Cultura – A área de pesquisa ganha um espaço próprio, no qual estarão disponíveis os principais estudos realizados pelos pesquisadores da instituição. Na área cultural, os vencedores do Festival Universitário Revele o Seu Talento irão se apresentar. O grupo Tesão Piá estará na Feira de Cursos e gravará um resumo dos pontos altos ao final de cada dia. O vídeo ficará disponível no site do Planeta PUC.

 

Valores humanos – No espaço Pequenas Atitudes para Grandes Transformações, envelopes com mensagens que inspiram a fazer o bem ficam à disposição dos convidados que poderão levar os recados para casa.

 

Tour pelo Câmpus – Para conhecer a estrutura da PUCPR, os futuros universitários poderão fazer o PUC Tour, visita guiada por carro elétrico.

 

Informações úteis – os visitantes que fizerem o pré-cadastro no site do Planeta PUC poderão fazer o check in em totens, o que evita a espera nas filas. A entrada para os ônibus e carros estará liberada pelo estacionamento 4, localizado na Rua Imaculada Conceição.

 

Serviço

Planeta PUC, Feira de Cursos e Profissões da PUCPR

 

CÂMPUS CURITIBA

Datas: dias 11, 12 e 13 de setembro

Horário: quinta e sexta-feira, das 9 às 21h, e no sábado, das 9h às 16h.

Local: Ginásio de Esportes – Rua Imaculada Conceição, 1155. Os visitantes e ônibus escolares poderão estacionar na entrada do Portão 4.

Cadastro: recomenda-se que os visitantes realizem o pré-cadastro no site do Planeta PUC: www.pucpr.br/planetapuc

 

CÂMPUS TOLEDO

Data: 17, 18 e 19 de setembro

Horário: das 9h às 21h

Local: Avenida da União, 500, Jardim Coopagro

 

CÂMPUS LONDRINA

Data: 23 e 24 de setembro

Horário: das 9h às 21h

Local: Av. Jockey Club, 485, Bairro Hípica