O número de fumantes no Brasil segue em queda. Segundo o Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), o percentual caiu 28% nos últimos oito anos. Em 2006, 15,7% da população adulta que vive nas capitais fumava. Em 2013, a prevalência caiu para 11,3%. Ainda assim, o hábito é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil. Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Para marcar a data, algumas atividades acontecem em Curitiba. Alunos de escolas adventistas promovem uma campanha para conscientizar e alertar a população quanto aos malefícios do tabaco. Na praça Rui Barbosa, usando um boneco, os estudantes vão mostrar de maneira lúdica como as substâncias do cigarro afetam o organismo. Os participantes da ação também devem se caracterizar de esqueletos com mensagens estampadas para chamar a atenção dos pedestres. Em frente à Prefeitura, cigarros infláveis e um caixão também fazem parte do cenário para a conscientização.

Outra ação prevista para a data é a campanha troque a nicotina por uma vitamina. Em troca de cigarros, os alunos vão distribuir frutas.  Segundo levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil os fumantes consomem em média 17 cigarros por dia. Além disso, cerca de 90% dos cânceres diagnosticados correspondem ao uso do tabaco. Em Curitiba, o que mais mata é o câncer de pulmão.
Curitiba é a seegunda Capital em proporção de fumantes, também segundo o Vigitel 2013. Aqui, a prevalência atinge 20,3% da população, atrás apenas de Porto Alegre, com mais de 23% de fumantes entre a população.
HC — Também hoje no Hotel Deville Rayon, acontece  a 3ª Jornada do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) – Cuidados Paliativos e Encontro Sul-Brasileiro de Cabeça e Pescoço. Com uma programação extensa, que vai das 8h40 às 18h30, o evento que ocorre em pleno Dia Nacional de Combate ao Fumo, contará com uma palestra sobre o tema.
Com a mesa sendo presidida pelo médico otorrinolaringologista do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR, Gyl Henrique Albreth Ramos, o também otorrinolaringologista do HC, Jayme Zlotnik, ministrará uma palestra sobre a história do Dia Antitabagismo, focada em considerações acerca da origem da primeira lei federal sobre o tema.