SÃO PAULO, SP – Motoristas, cobradores e fiscais de ônibus paralisam novamente as atividades na manhã de sexta-feira na região metropolitana do Recife. Dois milhões de passageiros devem ficar sem transporte público entre 4h e 8h, horário que que a maioria das pessoas sai de casa para o trabalho.

Na última segunda-feira (25), os grevistas fizeram o mesmo tipo de protesto. A categoria, que havia parado por três dias no final de julho, também cruzou os braços na sexta-feira (22) em protesto à decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho). O tribunal em Brasília suspendeu o reajuste de 10% que o TRT-6 (Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região) havia concedido no mês passado. O novo reajuste concedido pela Justiça é de 6%.

Na quarta-feira (20), o presidente do TST, ministro Antonio José de Barros Levenhagen, acatou pedido do sindicato das empresas de ônibus por entender que o reajuste de 10% havia ficado fora dos limites do poder normativo da Justiça do Trabalho. A suspensão do reajuste vale até o julgamento do caso pela Seção de Dissídios Coletivos do TST, que ainda não tem data para acontecer.

A paralisação afeta a circulação de 3.000 ônibus nos 14 municípios do Grande Recife.