SÃO PAULO, SP – A cidade de São Paulo vai ganhar mais 11,9 km de ciclovias neste sábado (30). Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), serão sete novos trechos nas zonas leste, sul e central.
O percurso mais extenso que será inaugurado é o do centro da cidade, que terá 2,9 km de ciclovias passando por vias da Barra Funda e do Bom Retiro. O trecho passará pelo Museu da Energia e pelo Sesc Bom Retiro, onde tem um bicicletário.
Os outros trechos de ciclovia estarão na av. Vereador Abel Ferreira, na Vila Prudente, e parque da Mooca, na zona leste, além das regiões da Capela do Socorro, Vila Mariana e Interlagos, na zona sul.
Com as novas ciclovias, chega a 42,5 km o total de faixa exclusiva para bicicletas implantados na gestão de Fernando Haddad (PT). Em toda a cidade, as ciclovias totalizam 105 km.
A meta da prefeitura é chegar a 400 km de “vias cicláveis” (que incluem ciclorrotas e ciclofaixas). A estimativa é que o projeto custe R$ 80 milhões, entre planejamento e execução –R$ 200 mil por km.