Governo do Estado e Exército fazem nesta semana, os últimos preparativos para o Desfile Cívico-Militar de Independência do Brasil, no próximo domingo. Como nos anos anteriores, o desfile acontece na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. Desfilam escolas e instituições sociais da Capital, efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e o Exército, que deve trazer para a avenida 35 blindados e veículos militares. O desfile de domingo deve ter de três a cinco mil participantes, e atrair público de mais de 15 mil pessoas.

Neste ano, a novidade fica por conta da participação de atletas do tiro, representados pelo Instituto Defesa, uma ONG que defende recuperar, ampliar e conservar o direito à legítima defesa e ao acesso às armas.
Por conta das comemorações pelo Dia da Pátria, o trânsito na região do Centro Cívico deverá sofrer alterações. A polícia ainda está fechando o esquema, mas já se sabe, por exemplo, que a Avenida Cândido de Abreu ficará fechada da a partir da zero hora do dia 7 até as 15 horas de domingo. Além disso, todas as ruas transversais entre o Palácio Iguaçu e o Shopping Mueller ficarão fechadas na altura da Cândido de Abreu, enquanto as vias atrás do Palácio deverão ter restrições por conta da presença dos veículos militares. As mudanças deverão afetar também cerca de 65 linhas de ônibus urbanos e metropolitanos que circulam na região do Centro Cívico.

Manifestação — Após a realização dos desfiles, uma tradicional manifestação está marcada para acontecer às 14 horas, com concentração na Paróquia Santo Antonio Maria Claret: o Grito dos Excluídos. Neste ano, o lema do evento será Ocupar ruas e praças por liberdade e direito.