O deputado estadual e candidato à reeleição, Ney Leprevost (PSD) – que havia se licenciado do cargo para se dedicar exclusivamente à campanha – retomou ontem o mandato na Assembleia Legislativa, reafirmando o pedido para que seu salário referente ao mês de setembro seja descontado integralmente em folha, a exemplo do que já havia solicitado no dia 19 de agosto. O Leprevost disse que retornou da licença para participar das votações e para evitar dúvidas legais já que o regimento interno da casa é omisso sobre o fechamento ou não dos gabinetes nos casos de licenças não remuneradas. O parlamentar ironizou a atitude do colega Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), que havia questionado à Mesa Executiva da Assembleia, se ao pedir licença para a campanha, o deputado não teria também que afastar os funcionários de seu gabinete no período. A direção do Legislativo respondeu que essa decisão caberia a cada parlamentar, e que não há nada no regimento interno que o obrigue a demitir os assessores.

Da paz
Nunca patrulhei colegas. Não faço denúncias anônimas. Sou da paz. Brigo com quem briga comigo, disse Leprevost, ironizando a preocupação do peemedebista com sua pessoa. Stephanes Jr, que não chegou a ser diretamente citado, não apareceu no plenário para responder. Os demais deputados presentes se divertiram com as alfinetadas de Leprevost contra Stephanes Jr.

Calculadora
Deputados faziam as contas ontem para calcular as bancadas partidárias a partir do ano que vem. A previsão é de que Ratinho Júnior (PSC) tenha votação recorde e consiga eleger até 11 parlamentares em sua coligação, além dele próprio. O PSDB do governador Beto Richa emplacaria outras 13 cadeiras. O PMDB de Roberto Requião, dez. O PT de Gleisi Hoffmann, oito. PP ficaria com três deputados, PV, PSD e PPS com dois cada. O PSL completaria o quadro, com uma vaga na Assembleia.

Youtube
Por determinação da Justiça Eleitoral, o Youtube retirou um vídeo do ar que continha uma sátira considerada degradante à imagem do senador Roberto Requião (PMDB), candidato ao governo do Paraná. De acordo com a liminar concedida pela Justiça, o vídeo impugnado é claramente degradante, trazendo a imagem do rosto de Requião sobreposto à imagem de uma mulher montada a cavalo.

Google
A retirada do vídeo foi determinada à Google Brasil Internet Ltda, responsável legal pelo Youtube. Segundo a decisão do juiz Leonardo Castanho Mendes, o vídeo não contribui ao processo eleitoral, além de não ter autor conhecido. A imagem tem a simples intenção de ridicularizar o representante, sem contribuir em nada com o debate político ou com a crítica permitida neste período que precede as eleições, afirma o juiz. Requião tem pelo menos cinco ações para retirar do ar canais no Youtube dedicados a satirizar a imagem dele na internet.

Século passado
O candidato do PCdoB ao Senado, ex-deputado federal Ricardo Gomyde, defendeu na propaganda política, o fim do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Para ele, as propagandas eleitorais estão sendo desvirtuadas, pois os candidatos falam o que querem e, em muitos casos, a verdade não aparece. Gomyde citou como exemplo o candidato do PSDB ao Senado, Álvaro Dias. Como ele não tem nada para mostrar do que fez pelos paranaenses em 20 anos como senador, ele volta ao século passado para falar do seu tempo como governador. Por essas e outras, defendo o fim do horário eleitoral gratuito.

Populismo
O PSOL reagiu acusando Gomyde de tentar se aproveitar da crítica ao horário eleitoral que o partido vem desenvolvendo desde o início da campanha, porém de forma populista, despolitizada e reacionária. A legenda defende que o tempo no horário eleitoral de TV seja igualmente distribuído igualmente entre todos os partidos e candidatos.

Denúncia
O Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia ao Tribunal de Justiça contra o atual prefeito de São Jerônimo da Serra por desvio de recursos públicos. A acusação deriva da Operação Sucupira, deflagrada no início de agosto pelo Gaeco de Londrina e pela Promotoria de Justiça de São Jerônimo da Serra. Na denúncia é atribuída ao prefeito a participação em 73 fatos criminosos, juntamente com outras 39 pessoas, em datas diversas, que envolvem os crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação e organização criminosa.

Esquema
Na acusação, o MP-PR aponta que o prefeito municipal comandava uma organização criminosa que agia direcionando procedimentos licitatórios para empresários previamente escolhidos, os quais favoreciam a concretização dos desvios de insumos e serviços. Além disso, o grupo realizava o abastecimento de carros particulares e de terceiros com recursos que deveriam ser utilizados para o abastecimento da frota municipal, entre outros crimes.

Em alta
CURITIBA vai sediar, em 2015, a terceira edição do evento Smart City Business América Congress & Expo, o maior evento da América Latina sobre sustentabilidade das cidades. O congresso irá discutir as demandas do meio ambiente, mobilidade e geração de energia no contexto da inovação.

Em baixa
Foi aprovado em primeiro turno na sessão plenária de ontem na Câmara Municipal o projeto de lei que obriga os ESTACIONAMENTOS PARTICULARES da cidade a se responsabilizarem por furtos, roubos ou acidentes. A proposição recebeu 28 votos favoráveis em primeiro turno.