SÃO PAULO, SP – Segundo o site “Neowin”, a Microsoft está testando a possibilidade de jogar games de Xbox 360 e Xbox One em PCs por meio de um navegador. O experimento, que permitiria rodar os títulos no Internet Explorer e no Google Chrome, já estaria até sendo realizado fora das quatro paredes da empresa.

Fontes anônimas ouvidas pelo “Neowin” dizem que o streaming de jogos na nuvem pode ser realizado a taxas de até 60 quadros por segundos -a mais cobiçada em termos de qualidade atualmente.

A Microsoft seria capaz de reduzir a lentidão das transmissões -em comparação com outros serviços similares- usando uma tecnologia chamada Outatime. Esse sistema de especulação prevê as possibilidades dos próximos quadros num jogo para eliminar uma porção do “lag”.

De acordo com uma fonte, o serviço oferece “toda a experiência do Xbox 360”, incluindo o painel de controle do console.

A rival Sony anunciou seu serviço de streaming de games em janeiro deste ano, na feira de tecnologia CES. Em fase de testes nos EUA, o PlayStation Now permite aos usuários do PS4 -e em breve do portátil PS Vita- jogarem games de todas as gerações pela nuvem. O acesso também pode ser feito pelas TVs inteligentes da linha Bravia.

O serviço mais maduro dessa linha é o OnLive. Lançado em 2011, ele oferece, por uma taxa mensal, um catálogo de games que podem ser jogados em smartphones e tablets Android, em PCs e Macs e em alguns televisores.