A implantação do Ligeirão Leste-Oeste — de Pinhais até o futuro terminal CIC Norte —, com previsão de começo de obras no início do próximo ano, trará um novo modelo de corredor de transporte. Ao longo do eixo, nas quadras onde ficam as estações, serão criados calçadões para uso compartilhado por pedestres, carros, motos e bicicletas.
As pistas de trânsito lento, que margeiam as canaletas, nos trechos das estações-tubo, serão transformadas em faixas elevadas, ao nível da calçada. Com a abertura de espaço para o pedestre, que terá a prioridade, estas pistas passarão a atender o trânsito local para quem mora ou trabalha na quadra.
Com financiamento da Caixa Econômica Federal, a obra representa um investimento de R$ 194,5 milhões. Ao contrário dos eixos Norte e Boqueirão, que foram desalinhadas, a maioria das estações no eixo Leste-Oeste vai continuar frente a frente. Com a nova concepção, elas serão apenas afastadas, com alargamento da canaleta, permitindo a criação de pistas de ultrapassagem para o Ligeirão.

O eixo Leste-Oeste é formado principalmente pelas avenidas Padre Anchieta, Sete de Setembro e Affonso Camargo, em Curitiba; e Ayrton Sena da Silva, em Pinhais. Por ele passam os ônibus do Expresso Centenário-Campo Comprido que transportam, por dia, 100 mil passageiros e o Ligeirinho Pinhais-Campo Comprido.
O Leste-Oeste será a terceira linha do Expresso Ligeirão já implantado nos eixos Boqueirão e Linha Verde Sul. O Ligeirão Norte — cujas obras de desalinhamento das estações foram contratadas na gestão passada até o final da canaleta da Avenida Sete de Setembro — será implantado após a conclusão das obras de ampliação e reforma do Terminal Santa Cândida, prevista para o ano que vem.