SÃO PAULO, SP – Neymar foi o jogador do Barcelona que mais sofreu faltas e o terceiro que mais correu vitória do time espanhol por 1 a 0 contra o Apoel, nesta quarta-feira (17), na estreia pela Liga dos Campeões. O atacante superou, em tais estatísticas, tanto seu companheiro de time Messi quanto o rival Cristiano Ronaldo, que jogou na terça (16).

Segundo dados da Uefa, o brasileiro foi alvo de cinco das 12 faltas cometidas pelo Apoel e correu 11.132 km durante a partida, enquanto Lionel Messi sofreu uma falta e percorreu 7.993 km. Já Cristiano Ronaldo sofreu duas faltas e correu 9.155 km na goleada de 5 a 1 do Real sobre o Basel, da Suíça.

Neymar é um dos jogadores que mais sofreu faltas no campeonato, que ainda está na primeira rodada -apenas Mario Balotelli, do Liverpool, e Blerim Dzemaili, do Galatarasay sofreram mais faltas -seis cada- do que o Neymar. Mas, se o brasileiro correu mais e foi mais perseguido por zagueiros, tanto Messi quanto Ronaldo conseguiram ser mais decisivos em suas estreias. O português fez um gol e deu uma assistência; Messi teve uma atuação apagada, mas deu o passe que originou o gol de Piqué (e que deu a vitória ao Barcelona). O brasileiro, por sua vez, não fez gols nem deu assistências e acertou apenas um chute no gol.

“CAI-CAI”

No começo do ano, o brasileiro foi alvo de acusações de que se simulava faltas e chegou a ser chamado de “piscneiro” por parte da torcida, da imprensa e dos rivais. Entre outros, o jogador foi criticado pelo ex-astro do Santos Coutinho, que o chamou de “cai-cai”, e pelo zagueiro uruguaio Lugano, que declarou que o brasileiro é “muito habilidoso” para simular faltas.